Nesta sexta-feira, 18 de outubro, a partir das 9h, no Parque de Exposições acontecerá o evento Frutos do Saber. Promovido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, o projeto busca incentivar a leitura de forma criativa e acessível, trazendo apresentações musicais, contação de histórias e a colheita de livros — distribuição gratuita de livros para o público.
Durante o evento, livros estarão pendurados nas árvores, simulando frutos, para que os visitantes possam “colhê-los” e levá-los para casa gratuitamente. A proposta é aproximar a comunidade da literatura e proporcionar um momento de lazer e aprendizado.
Thiago Reder, um dos idealizadores do projeto, destaca que a iniciativa já distribuiu cerca de 10 mil livros por cidade e já atuou em 14 municípios no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com planos de expandir para mais 10 localidades este ano. Frutos do Saber foi o primeiro projeto selecionado pela RBS TV como a principal ação de fomento à educação e cultura de 2024. “O projeto nasceu em 2017, idealizado por Luis Anildo Reder, que estará presente para palestrar e compartilhar a trajetória do Frutos do Saber. Queremos que ele se torne uma tradição nos municípios onde já atuamos, porque as pessoas nunca se cansam de colher os frutos do saber, afirmou Thiago.
Além da distribuição de livros, haverá uma seção infantil e uma variedade de literaturas para adultos. Para garantir que todos possam desfrutar do evento, a organização recomenda que cada pessoa leve apenas um livro.
Bruna Nicola Bueno de Lara, do setor de atividades multiculturais da Secretaria de Cultura, ressalta a importância do evento para o incentivo à leitura “Além de promover entretenimento, estimula o conhecimento e cria um espaço de integração cultural. As oficinas literárias e a distribuição gratuita de livros são ferramentas fundamentais para ampliar o acesso à leitura, especialmente nos estágios iniciais da aprendizagem”, destaca.
Programação completa:
– 9h: Abertura oficial
– 10h30: Show com Thiago Reder
– Durante todo o dia, das 9h às 17h: contação de histórias, exposição e colheita de livros.