Nesta quinta-feira (3), cidades das regiões Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul fazem forças-tarefas para atender as famílias afetadas pelo temporal.
A chuva de granizo e fortes rajadas de vento causaram danos em vários municípios entre a noite de terça (1º) e a madrugada de quarta-feira (2). Não houve feridos, desalojados ou desabrigados.
Em Passo Fundo, a chuva causou prejuízos a 150 famílias. Cerca de 20 voluntários e equipes da Defesa Civil trabalham na resposta aos danos.
Depois da entrega de lonas, a Defesa Civil fará um levantamento para comprovar os danos e oferecer auxílio adicional, como telhas às residências afetadas.
Segundo o coordenador da Defesa Civil local, Fernando Bicca, as equipes desobstruíram bocas de lobo entupidas para evitar mais alagamentos.
Qual a situação na região
Carazinho
Foi o mais atingido pelo temporal de granizo e tem diversos bairros afetados, em especial São Lucas e Santa Terezinha. Até a manhã de quinta-feira, a Defesa Civil local atendeu a 952 famílias com a entrega de lonas, utilizando cerca de 112 rolos de 100 metros.
Três equipes do Corpo de Bombeiros de Carazinho, com apoio de Passo Fundo, colocam lonas em residências de idosos e pessoas com necessidades especiais.
O municípios decretou estado de emergência para facilitar a liberação de recursos, disse o diretor da Defesa Civil de Carazinho, Jorge Dutra.