A Academia Brasileira de Cinema anunciou que o filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, foi escolhido como representante do país para disputa da categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. A decisão foi unânime entre os 24 votantes. Agora, o longa entra em campanha para ser lembrado pela Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood.
A atriz e diretora Bárbara Paz, presidente da Comissão de Seleção, declarou que o filme “tem grandes chances de colocar o Brasil de novo entre os melhores do mundo”:
“Estou orgulhosa de presidir essa comissão, que foi unânime na escolha desse grande filme sobre memória, um retrato emocionante de uma família sob a ditadura militar. ‘Ainda Estou Aqui’ é uma obra-prima, sobre o olhar de uma mulher, Eunice Paiva, e com atuações sublimes das duas Fernandas. Esse é um momento histórico para nosso cinema. Não tenho dúvida que esse filme tem grandes chances de colocar o Brasil de novo entre os melhores do mundo. Nós, da indústria do audiovisual brasileiro, merecemos isso.”
A última indicação do Brasil na categoria foi em 1999 com ‘Central do Brasil’, filme dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Montenegro – que repetem a dobradinha em ‘Ainda Estou Aqui’.
Apesar disso, ele aparece como forte candidato em sites internacionais para Melhor Filme Internacional e ainda concorrente de peso para Melhor Atriz (com Fernanda) e Melhor Roteiro Adaptado. O longa venceu como Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2024.
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o filme é original do Globoplay e estrelado por Fernanda Montenegro e Fernanda Torres. No longa, que conta a história da mãe do escritor, ambas as atrizes dão vida a Eunice, que se tornou advogada depois que o marido, Rubens Paiva – interpretado por Selton Mello -, foi morto pela Ditadura Militar.
O Oscar 2025 acontece no dia 2 de março. Os pré-selecionados em dez categorias (entre elas Filme Internacional) serão revelados no dia 17 de dezembro. Já o anúncio dos indicados ao principal prêmio do cinema mundial será em 17 de janeiro.
Fonte: CBN