A Prefeitura de Frederico Westphalen ficou entre as finalistas da etapa nacional do prêmio Prefeitura Empreendedora, organizado pelo Sebrae. Com o projeto da Casa de Acolhimento Lar São Francisco, o município foi um dos 17 do Brasil a receber o reconhecimento do Sebrae na categoria Governança Territorial.
A entrega do reconhecimento aconteceu na noite de terça-feira (11), em Brasília, ocasião na qual também foram anunciados os vencedores da cada uma das categorias do prêmio. Uma comitiva da Administração Municipal de FW esteve na capital federal acompanhando a solenidade. O prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, e o prefeito de Caiçara, Daniel Coelho dos Santos, representaram o consórcio de municípios que integram o projeto.
O projeto da Casa de Acolhimento Lar São Francisco representou o Rio Grande do Sul na categoria Governança Territorial, depois de ter conquistado o primeiro lugar na etapa estadual, ainda em março. Na grande final nacional, o projeto concorreu com iniciativas de outros 16 estados.
O título da categoria Governança Territorial ficou com o projeto “Oeste Limpo”, da Prefeitura de Santa Rita de Cássia, da Bahia. A Prefeitura de FW ainda concorreu com iniciativas do Pará, Roraima, Tocantins, Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Considerando todas as categorias, 240 projetos de todo o país disputaram a grande final.
Saiba mais sobre o projeto da Casa de Acolhimento
Campeão estadual e finalista nacional do Prêmio Prefeitura Empreendedora 2024 na categoria Governança Territorial, o projeto da Casa de Acolhimento Lar São Francisco detalha o trabalho realizado na instituição. A entidade funciona por meio de um convênio com outros seis municípios: Caiçara, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Taquaruçu do Sul, Vicente Dutra e Vista Alegre. Atualmente, o chefe do Poder Executivo de Frederico Westphalen é o presidente do Lar.
O Lar acolher hoje mais de 20 crianças e adolescentes e conta com um corpo técnico multidisciplinar. O foco principal do trabalho na entidade é preparar os acolhidos para a vida em sociedade. Noções de empreendedorismo são transmitidas às crianças e adolescentes nas por meio de diversas atividades, proporcionando oportunidades de inserção no mercado de trabalho nos municípios participantes do consórcio. Além disso, são fomentados aspectos como a cidadania, a responsabilidade social e o desenvolvimento de habilidades.
Fonte: Ascom prefeitura de Frederico westphalen