Uma noite especial, histórica e com muitas emoções. Essas são algumas palavras que descrevem como foi a Sessão Solene de entrega do Troféu Mulher Cidadã, realizada pela Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen na última sexta-feira, 14. O Plenário Hilário Piovesan esteve completamente lotado de familiares e amigos das homenageadas, representantes de entidades e instituições, secretários municipais, autoridades, inclusive de outros municípios, que vieram para aplaudir de perto as cinco personalidades escolhidas para essa 1ª edição do prêmio. Representaram o Poder Legislativo no evento solene o presidente Raul Pazuch da Silva; a procuradora da Mulher, vereadora Aline Ferrari Caeran; e os edis Reginaldo Pellegrin, Leandro Mazzutti, Antonio Luiz Pinheiro, Jacques Douglas de Oliveira, Belonir Vendruscolo, Giovani Sarturi e Paulo Luiz Selva. O Executivo Municipal esteve representado pela secretária da Administração, Marizete Frozzi.
Conforme previsto no projeto de lei, aprovado em 2022, as indicações dos nomes foram feitas pelas bancadas que compõem o Legislativo Municipal (Progressistas, PSDB, PDT e MDB), sendo que os líderes, por consenso de nomes, formaram a lista com as cinco homenageadas. A divulgação à comunidade ocorreu somente na noite da premiação.
Em sua manifestação, Aline explicou ao público a origem da iniciativa, que surgiu a partir de uma indicação da professora da UFSM/FW, Nara Bigolin, acolhida pela Procuradoria da Mulher e aprovada de forma unânime por todos os vereadores. O objetivo é valorizar mulheres que contribuem de forma significativa com o desenvolvimento social e econômico do município.
– De forma anual iremos homenagear cinco categorias de mulheres, que são educação e cultura, saúde e bem-estar, direitos da mulher e combate à violência, políticas públicas, e empresa e agronegócio. Não foi fácil para nós vereadores escolhermos apenas cinco mulheres. A nossa intenção era homenagearmos todas as indicadas, mas com certeza não faltarão oportunidades. Quero dizer a cada uma de vocês, mulheres, que esse é o nosso lugar de fala, é nós que sabemos descrever as dificuldades diárias que nós passamos, porque ainda vivemos em uma sociedade cuja cultura machista está arraigada e diariamente somos vítimas de muitos preconceitos. E é difícil para nós quebrarmos essas barreiras e ocuparmos nossos espaços. Mas, quero dizer a todas vocês que nós somos capazes, que nós somos fortes e nós somos guerreiras – disse a procuradora da Mulher.
As homenageadas na 1ª edição do Troféu Mulher Cidadã
Clarice Carmen Ceolin Algeri foi a homenageada na categoria Educação e Cultura. As demais homenageadas foram Liléia Durigon, na categoria Saúde e bem-estar da Mulher; Nedia Debora de Avila Giacomini, na categoria Direitos da Mulher e combate à violência; Graziella Damo Fontoura, na categoria Políticas Públicas e Simonia Gonçalves de Oliveira, na categoria Empresa e/ou Agronegócio.