Turismo: Engajamento regional marca nova etapa do projeto

Mais um passo importante para contribuir com a evolução do setor turístico da região foi dado na quinta-feira, 13, quando aconteceu o evento que marcou a entrega dos Planos Municipais de Turismo, aos 19 municípios gaúchos envolvidos na iniciativa. O encontro, promovido pela Sicredi Conexão e pelo Sebrae-RS, foi realizado no Centro de Eventos, em Rodeio Bonito/RS, contando com a presença de cerca de 400 pessoas, incluindo prefeitos, vices, secretários, vereadores, lideranças, entidades, empresários do setor e sociedade. Também prestigiou o momento, o Secretário Estadual de Turismo, Vilson Covatti, que representando o Governo do Estado, recebeu uma Carta de Intenções entregue pela Associação de Turismo Águas e Pedras do Médio Alto Uruguai (ATAP). O documento solicita suporte ao governo do Estado para o desenvolvimento de diversas frentes a fim de apoiar o desenvolvimento do turismo na região.

A Associação de Turismo Águas e Pedras do Médio Alto Uruguai (ATAP), é a entidade que representa a governança do setor na região, presidida por Alcindo Zilch.

– Queremos trabalhar de forma unida com os envolvidos para montar uma estrutura qualificada, tendo pessoas com conhecimento. Também precisamos desenvolver roteiros, atuar fortemente na divulgação para que as pessoas conheçam nosso potencial e os nossos diferenciais que são únicos no mundo, como é o caso das pedras ametistas, e que precisam ser mostrados. Se isso acontecer, acreditamos que este projeto vai alavancar, com certeza – diz Zilch. Conforme a presidente da Sicredi Conexão, Angelita Marisa Cadoná, com o trabalho realizado até o momento, a região está preparada para potencializar o desenvolvimento do turismo, dentro de uma metodologia de trabalho estruturada de forma local e alinhada com o posicionamento estratégico regional.
– Os planos municipais que foram construídos, se trabalhados de forma alinhada com o posicionamento estratégico regional expressado no livro “Águas e Pedras – Terra de boas energias”, possibilitará que a região atue conectada, reforçando seus diferenciais. Nossa região tem potencialidades diferenciadas que apresentam uma variedade de oportunidades de investimentos, aproveitando a riqueza de nossas paisagens, as águas fluviais e termais, as pedras preciosas, o turismo rural, a espiritualidade, cultura e gastronomia. Com certeza, este projeto muito contribuirá para a aceleração do desenvolvimento deste grande potencial turístico que nossa região apresenta – espera Angelita.
Já o Secretário Estadual do Turismo, ressalta a inovação do projeto realizado na região. – Com certeza, é um case exemplar para todo o Rio Grande do Sul, porque é um turismo interligado e que chama a atenção especialmente pelo potencial da natureza, águas e pedras. Além disso, tem outro diferencial, é um turismo que pode ser feito nas quatro estações do ano. Conheço a região e as pessoas destes municípios todos e, por isso, me entusiasmo muito e acredito que é possível fazer estas propostas todas darem certo. Para que isso aconteça, contem com o governo do Estado, pois vamos buscar atender as necessidades que nos foram elencadas – afirmou Covatti.

Posicionamento “Águas e Pedras: Terra de Boas Energias”
Durante a programação, também foi lançada o posicionamento da região Águas e Pedras: Terra de Boas Energias,  assim como a terceira fase do Projeto de Desenvolvimento do Turismo Regional – iniciado em 2021, sendo promovido pelo Sebrae-RS e Sicredi Conexão, com a intercooperação da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG. Sobre a marca escolhida pelo público para representar este projeto, a coordenadora estadual da Economia Criativa e Turismo do Sebrae-RS, Amanda Paim, assegura que ela, a partir de agora, será a expressão da região, pois mostra a força, o potencial turístico das pedras e das águas, e, também, a cooperação entre todos os envolvidos.
Próximos passos
Fazendo parte dos avanços do projeto, ainda neste ano, três eixos serão destaque – 1º através das definições dos planos locais de turismo, onde os municípios irão seguir com a implementação das sugestões; 2º será oferecida pelo Sebrae-RS e pelo Sicredi, qualificação para o turismo; 3º integração regional, com ações conjuntas e estratégicas. Para isso, será disponibilizada consultoria de acompanhamento e apoio para os Conselhos Municipais do Turismo (Comtur) e realizadas visitas técnicas de benchmarking (como por exemplo, a Costa Doce). Mais informações podem ser acessadas em aceleracaoregional.com.br.

Com informações da Ascom da Sicredi Conexão