A Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS) divulgou, nesta semana, o ranking de municípios gaúchos e respectivas quantias de suínos produzidos para abate no Estado em 2022.
Pela primeira vez, desde 2013, Frederico Westphalen está entre os 15 maiores produtores de suínos do RS. O município está em 12º lugar no ranking, e abateu 151.209 suínos, somente em 2022. Nas edições anteriores, FW ficava entre a 17 ª e a 22ª posição.
Este crescimento é resultado do esforço dos agricultores, empreendedores e cooperativas de crédito, em conjunto com o Poder Público.
Incentivo aos produtores
A Administração de Frederico Westphalen possui diversos programas de incentivo aos produtores frederiquenses, como o Programa de Incentivo à Fertirrigação Canalizada, que tem como intuito fomentar a produção da agropecuária no município, como uma forma alternativa de renda, para as propriedades rurais e modernizar as propriedades rurais, proporcionando qualidade de vida aos agricultores. Este programa deu título de Prefeito Empreendedor, ao prefeito José Alberto Panosso.
Além disso, o município também conta com o programa Mais Frederico Agro, que visa fomentar as atividades de produção de leite, suínos e aves, através do subsídio de valores aplicados pelo agricultor nos serviços de terraplanagem para a execução dos empreendimentos, sendo que o principal objetivo é agilizar a construção dos empreendimentos e com isso maximizar os ganhos do empreendedor além de diminuir os pedidos de horas máquina na Secretaria da Agricultura, que por vezes não consegue atender a todos os pedidos com presteza e eficiência.