É #FAKE que o STF está monitorando mensagens trocadas no Facebook, Twitter e WhatsApp

Circula pelas redes sociais a informação de que o STF está monitorando mensagens trocadas no Facebook, Twitter e WhatsApp. Tome cuidado, essa notícia é falsa! 

Tem circulado na internet uma mensagem com a informação de que o Supremo Tribunal Federal (STF) teria autorizado o monitoramento de redes sociais como o Facebook, o Twitter e o WhatsApp, inclusive de chamadas de vídeo e voz ou conversas pessoais. A notícia falsa também diz haver um “acordo” entre os governos da Europa, América do Norte e América do Sul com as empresas para que as mensagens dos usuários fossem monitoradas. 

No entanto, estando entre as empresas citadas no falso comunicado, o WhatsApp se manifestou sobre o assunto e desmentiu a informação. A empresa do Grupo Meta, que também é dona do Facebook, destacou que a criptografia de ponta a ponta, tecnologia utilizada pela plataforma, somente concede acesso aos conteúdos das mensagens a quem as envia e quem as recebe.

Além disso, não existe nenhum documento que comprove a suposta decisão. O STF também já afirmou que a informação não procede.

É importante destacar que, no Brasil, a proteção da privacidade no uso da internet é lei. A Lei Federal do Marco Civil da Internet, Lei N° 12.965/2014, é responsável por regularizar o uso da internet, sendo uma das garantias do usuário o direito à privacidade.

De acordo com a Agência de verificação de notícias Lupa, o mesmo texto já havia circulado na internet entre os anos de 2017 e 2020. 

*Com informações do Uol, Lupa e R7