Circula pelas redes sociais a informação de que a foto dos candidatos à presidência não estava aparecendo na urna no momento da votação. Tome cuidado, essa notícia é falsa!
Em uma publicação divulgada pela internet, um homem não identificado afirma em vídeo que na seção 122 da zona 15 em Taguatinga (DF) a foto de um dos candidatos não apareceu na urna quando um eleitor votou.
Em nota, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) informou que o autor da gravação “criou o fato” e saiu do local sem apresentar provas. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), não existe a possibilidade de a foto não aparecer ou ser trocada, porque os dados do candidato e a imagem dele são carregados ao mesmo tempo.
Ainda segundo o TRE-DF, o caso agora será apurado pela PF (Polícia Federal) por meio de inquérito. O Código Eleitoral prevê que promover desordem a fim de prejudicar os trabalhos eleitorais e divulgar informações sabidamente inverídicas sobre o pleito são crimes eleitorais e podem resultar em multa e detenção.
Um caso semelhante ocorreu em Santa Maria. Segundo os canais de notícia do próprio município, um eleitor relatou que a foto do candidato não estaria aparecendo ao digitar o número na urna. Ao conversar com os mesários, foi constatado que o senhor havia digitado um número que não correspondia a nenhum dos candidatos, assim anulando seu voto. Por isso a foto não aparecia.
*Com informações do Aos Fatos e do Diário de Santa Maria