É #FAKE que o aplicativo de disque-denúncia do TSE não aceita queixas sobre determinados partidos

Circula pelas redes sociais a informação de que o aplicativo de disque-denúncia do TSE não aceita queixas sobre determinados partidos. Tome cuidado, essa notícia é falsa!

Uma publicação no Twitter alega que o aplicativo de disque-denúncia do TSE, o Pardal, não aceita queixas contra determinados partidos. A postagem inclui um vídeo de uma tentativa fracassada de denunciar o Partido dos Trabalhadores.

No entanto, o aplicativo acata denúncias contra o partido e todas as outras legendas, mas, como algumas compõem federações partidárias com outras siglas, é preciso denunciar a federação em si. No caso do PT, é necessário denunciar a federação “Brasil da Esperança”, que também inclui o Partido Comunista do Brasil (PC do B) e o Partido Verde (PV). A mesma regra se aplica a todos os outros partidos federados.

As federações partidárias são um tipo de aliança política, assim como as coligações. Mas, enquanto as coligações duram apenas pela disputa de uma eleição, os partidos federados ficam também ligados por, pelo menos, os quatro anos da legislatura decorrente. Atualmente, as únicas outras duas federações existentes envolvem PSDB e Cidadania, sob o nome Federação PSDB Cidadania, e PSOL e Rede Sustentabilidade, como Federação PSOL REDE.

Também é possível denunciar um candidato específico ou uma coligação, que é um grupo de partidos aliados para apenas a disputa das eleições. Além disso, em caso de partidos que não integram uma federação, é possível realizar a denúncia citando a própria legenda. O PL, do presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, pode ser denunciado como partido, visto que não integra nenhuma federação.

Para obter informações sobre como denunciar potenciais irregularidades nas eleições deste ano, o eleitor pode acessar a página no site oficial do TSE com instruções de uso do Pardal.