PDT de Ciro Gomes anuncia apoio a Lula no segundo turno

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, anunciou nesta terça-feira (4) apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O candidato do PT vai disputar o segundo turno com Jair Bolsonaro (PL), no dia 30 de outubro.

Segundo Lupi, a candidatura de Lula é “a mais próxima” do PDT e a decisão foi unânime.

“Nós tivemos agora nesse exato momento uma hora e meia de reunião com todo o executivo nacional do partido, presidentes estaduais, presidentes de movimento, deputados federais de mandato, senadores e tomamos uma decisão unânime, sem nenhum voto contrário, a decisão de apoiar o mais próximo da gente que é a candidatura do Lula, que eu chamo de candidatura do 12 mais um”, disse Lupi à imprensa.

“Foi uma decisão unânime apresentando três projetos que eu, pessoalmente, falei com a presidência do PT, Gleisi, na segunda-feira. A questão da renda mínima […], a renegociação da dívida no SPC das pequenas empresas, a questão da escola em ensino integral […] e hoje aprovamos também a proposta que não foi falada ainda para o PT mas será colocada, a do código brasileiro do trabalho, que para a gente é fundamental, somos um partido trabalhista e é natural que para o PT também seja”, acrescentou.

Questionado por jornalistas sobre as críticas feitas pelo candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, durante a campanha, Lupi disse que elas fazem parte do processo político.

Segundo o presidente do PDT, Ciro Gomes também participou da reunião e concorda “integralmente” com a decisão do partido. “Eu falo pelo partido e ele [Ciro] participou da reunião e disse que endossa, integralmente, a decisão do partido”, acrescentou.

Cidadania anuncia apoio a Lula no segundo turno da eleição

O presidente do Cidadania, Roberto Freire, anunciou nesta terça-feira (4) apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições. Lula e o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), disputam o cargo para presidente da República. A segunda parte do pleito vai ocorrer no dia 30 de outubro.
Na eleição presidencial, Lula teve 57.259.504 votos (48,43%) e Bolsonaro 51.072.345 (43,20%). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu às 10h27 desta terça-feira (4) a totalização dos votos do primeiro turno das eleições gerais deste ano. A última seção apurada foi em Coari, no Amazonas.

O Cidadania, que agora apoia Lula, faz parte da federação constituída com o PSDB, que apoiou o MDB no primeiro turno da eleição. Esse último partido lançou a senadora Simone Tebet à Presidência da República. A candidata recebeu 4.915.423 votos (4,16%).