O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) deu início nesta manhã (31) à série de encontros com os candidatos a governador do Estado com a presença de Vicente Bogo (PSB). A iniciativa, que é inédita no âmbito do Tribunal, objetiva fortalecer junto aos concorrentes detalhes sobre as obrigações constitucionais do chefe do Executivo, além de fornecer números e informações referentes às contas do RS.
O presidente do TCE-RS, conselheiro Alexandre Postal, falou das atribuições do Tribunal que, através de seu corpo técnico, fiscaliza e audita as contas do Estado. “Apresentamos aqui números precisos que constituem valiosas informações que servirão, inclusive, de subsídio para os debates que teremos ao longo da campanha eleitoral”, acrescentou. Postal entregou ao candidato cópia do parecer prévio das últimas contas do governador do Estado.
Durante 15 minutos, Guilherme Genro Sampedro, chefe do SAICE, Enio Guimarães Pansiera, e Adriana Flach Sampaio, auditores públicos externos do SAIPAG, fizeram a explanação do documento intitulado “RS – Pontos de atenção – levantamento de temas sensíveis para o próximo Governador do Estado”.
Vicente Bogo, que foi deputado federal constituinte e vice-governador do Estado, entre outras funções públicas, se disse impressionado com os dados apresentados. Agradeceu o convite do TCE-RS pelo fornecimento dos “números que expressam a verdade” sobre a situação financeira do Rio Grande do Sul.
Participaram ainda do encontro conselheiros, o representante do Ministério Público de Contas junto ao TCE-RS, além de diretores e outros servidores do tribunal.