Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira, 11, a administração municipal confirmou o afastamento provisório de dois servidores investigados em possíveis irregularidades no setor de compras da prefeitura. Possíveis ilícitos são alvo da Operação Empreendimento, deflagrada na última terça-feira, 9, em Frederico Westphalen.
Segundo o prefeito José Alberto Panosso, a administração irá colaborar com as investigações do MP e também abrirá diligências internas para esclarecimentos.
Acompanhe a entrevista coletiva;
O processo investigatório iniciou em novembro de 2021 e resultou no cumprimento de oito mandados de busca e apreensão para coletar elementos de possíveis atividades ilícitas no setor de Compras da Prefeitura. A investigação, realizada com o apoio do TCE/RS e da Polícia Civil, refere-se a contratos sem licitação com empresas recém-criadas e de empresas que emitiram notas em série, como se só prestassem serviços para a Prefeitura. Há, ainda, empresas que indicaram endereços inexistentes, dados de contato pertencentes a repartições públicas ou que sequer prestavam os serviços para os quais foram contratadas.
As contratações, realizadas no período de 2017 a 2021, somam um montante de aproximadamente R$ 25 milhões. “Não se quer dizer que todas essas contratações são ilícitas, mas sim que é necessária uma apuração para melhor esclarecimento dos fatos e para conhecimento de toda sociedade”, disse o promotor de Justiça.