Com o propósito de levar conhecimento e contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres e jovens das regiões onde está presente, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG mantém os programas Líder Jovem e Sicredi Mulher. As primeiras turmas de 2022 – que somaram mais de mil participantes dos três Estados de atuação – encerraram no fim do mês de junho as atividades, que foram desenvolvidas em formato híbrido, com encontros digitais e presenciais.
O Líder Jovem objetiva estimular o espírito de liderança, por meio de vivências que proporcionem o desenvolvimento de aptidões, habilidades e competências para sua melhor atuação na sociedade. Esta turma do programa, que contou com 430 pessoas inscritas, trabalhou com os módulos digitais: Vem ser você, Comunique-se, Relações familiares, Profissões, Empreendedorismo e Minha Grana, além de três encontros presenciais. Um dos integrantes foi Higor Stumm Ribeiro, 16 anos, de Erval Seco/RS, que expõe os benefícios do programa.
– Para mim foi bem importante ter adquirido tantos conhecimentos. Especialmente através dos módulos “Vem ser você” e “Comunique-se”, pude perceber quem eu sou e como expressar o que sinto, penso e acho certo. Com os temas voltados à profissão e ao dinheiro, aprendi sobre gestão financeira, como fazer planejamento e como cumprir as metas. Acredito que através do programa o Sicredi está mostrando caminhos e oportunidades, assim abrindo portas para evoluirmos e alcançarmos nossos sonhos. Com certeza, vou levar este conhecimento adquirido no Líder Jovem para toda minha vida – destaca Ribeiro.
Sicredi Mulher
Visando fortalecer o empreendedorismo e o autoconhecimento, a Cooperativa desenvolve o Sicredi Mulher. O programa é baseado nos pilares da metodologia do conceito japonês Ikigai, que observa os pilares: missão, profissão, paixão e vocação. Na primeira edição do ano, participaram 585 pessoas, que trabalharam digitalmente sobre os temas: Despertar, Saúde da Mulher, Relações Familiares, Vida e Carreira, Sucesso com Propósito e Valor ou preço, além de terem três encontros presenciais.
Uma das participantes foi Mariane Dakan, de Seberi/RS. A associada assegura que o programa oportunizou que ela pudesse pensar mais em si como mulher, mãe, esposa e empresária, e em suas prioridades. “Consegui entender como é possível melhorar minha rotina, o que me ajudou muito. Ainda, trocar experiências com outras mulheres que passaram por situações adversas e superaram com determinação e coragem, foi um incentivo para ver como somos fortes e como podemos conquistar cada vez mais o nosso espaço. Nesse contexto, só tenho a agradecer ao Sicredi pela oportunidade, por ser uma Cooperativa que eu confio e que faz toda a diferença no nosso município”, salienta Mariane.
Interessados em participar da segunda turma de 2022 dos dois programas podem procurar a agência do Sicredi mais próxima para se inscreverem.