Sicredi apoia evento que valoriza as mulheres do setor agro

Enaltecer e valorizar o público feminino que reside no meio rural, foi o principal objetivo do Encontro Regional de Mulheres 2022, realizado pela Associação dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais da Região do Médio Alto Uruguai (Astrmau), com o apoio da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG. O evento aconteceu no dia 10 de junho, no salão do bairro Aparecida em Frederico Westphalen/RS, com a participação de 470 pessoas, representantes de 16 municípios. A programação incluiu a palestra show “O reencontro”, com Marco e Marcos, desfile da agricultura melhor caracterizada, almoço e arrasta pé.

Segundo o presidente da Astrmau, Deonir Sarmento, o encontro serviu para reconhecer as mulheres que desempenham múltiplos papéis. “Nossa intenção foi estimular o autocuidado, a autoestima, fazer com que elas acreditem na coletividade, mostrem sua força participando também de cooperativas, de associações, na organização sindical. Nosso propósito é que este público se dê conta do seu valor, de seu importante papel na sociedade, nas famílias, nos negócios da propriedade, enfim, que ocupem o seu espaço com toda a capacidade que temos certeza elas têm”, ressalta.

A Cooperativa sempre se preocupou com este público e, por isso, desenvolve inúmeras ações para enaltecer as mulheres. De acordo com a gerente da agência do Sicredi de Palmitinho/RS, Loridane Zanatta, por este motivo, a instituição apoiou o encontro regional. “Sabemos o quando as mulheres precisam ser valorizadas por tudo o que representam e fazem. Nesse sentido, fizemos questão de estarmos presentes neste evento, reforçando nosso reconhecimento, pois há muitos anos o Sicredi tem um olhar muito carinhoso às mulheres, sempre desenvolvendo atividades que as contemplam, como o Sicredi Mulher, como o Futura Mamãe, e mesmo o Longevidade, por entender a importância dessa classe à sociedade”, frisa a gerente.

Uma das participantes foi a agricultora de Cristal do Sul/RS, Luana Graebin, que elogiou a iniciativa do encontro. “A mulher, além de ser dona de casa, mãe, também trabalha fora ou mesmo nos afazes da propriedade, assim, ajudando no sustento da família. Então, é importante este carinho que recebemos neste evento, para revigorar nossas forças”, explicou a produtora rural, que ainda elogiou o Sicredi pelo apoio ao evento.

– Fico feliz em fazer parte de uma Cooperativa que se preocupa com nós, pessoas do campo, mas também com nós, mulheres, oferecendo várias oportunidades de crescimento e evolução pessoal, acreditando na força que temos. No meu caso, estou participando atualmente do Líder Jovem, que é uma forma também de a Cooperativa ajudar no nosso desenvolvimento. Sou grata por integrar esta instituição que cuida tão bem dos associados –, finaliza Luana.