Ato com cerca de mil pessoas marca virada da pré-campanha de Edegar Pretto

Com o slogan “O Rio Grande que o povo quer”, o Partido dos Trabalhadores realizou neste sábado (28), em Porto Alegre, um grande evento com cerca de mil pessoas que coordenarão, em todas as regiões do Rio Grande do Sul, a pré-campanha de Edegar Pretto ao governo do Estado. O objetivo foi alinhar as estratégias e apresentar as diretrizes da nova fase na disputa. No evento, foi anunciada a data da convenção estadual do PT, que ocorre em 24 de julho, quando será homologada a candidatura.

Na ocasião, também foram passadas às coordenações regionais orientações para a organização das assembleias populares e reuniões temáticas, que serão promovidas até o mês de julho. Elas darão subsídios para a elaboração do plano de governo, que terá como eixos norteadores 13 compromissos assumidos por Edegar Pretto. As propostas defendem questões relevantes para o desenvolvimento do estado, como saúde, educação, agricultura, moradia, emprego e o enfrentamento à pobreza.

Em seu pronunciamento, Edegar Pretto ressaltou que é inadmissível que haja tanta desigualdade social e pessoas passando fome no RS, um estado reconhecido pelo seu solo fértil e produções agrícolas abundantes. Destacou, ainda, que é preciso retomar o legado dos governos que valorizam a participação popular, tanto em nível estadual quanto federal. Ele também se emocionou ao agradecer a participação de tantas pessoas de diversas partes do estado.

“Hoje o meu coração está cheio de emoção, porque estou diante de uma militância que ao longo do tempo conquistou o direito de andar de cabeça erguida, com um sorriso no rosto, porque nós somos defensores da democracia, somos antifascistas e estamos ao lado do presidente Lula para reconstruir o nosso Brasil e o nosso Rio Grande”, afirmou, saudando a todos e todas.

Outro destaque da fala do pré-candidato foi a homenagem que prestou à ex-primeira-dama do Estado, Judite Dutra, falecida na semana passada, e a manifestação de solidariedade ao amigo e ex-governador Olívio Dutra. Ele dedicou o evento a ela e falou em nome de todos. “Vai em paz, querida Ju, e leve a certeza de que cada um de nós sente muito orgulho de ter caminhado ao teu lado. Judite, Presente!”, concluiu.

O plano de governo do pré-candidato do PT será construído a partir de 10 assembleias populares, onde Edegar Pretto vai dialogar, presencialmente, com os mais diversos setores da sociedade. Serão ouvidas lideranças políticas, da educação, da indústria, do comércio, de serviços, da agricultura, do cooperativismo, dos movimentos populares, entre outras, para definir propostas que atendam às realidades locais e promovam o desenvolvimento regional. No evento, também foi apresentada a Decidim Povo, uma ferramenta digital, fácil, prática e participativa, que permitirá à população gaúcha colaborar com o plano de governo. Por meio da plataforma é possível opinar e enviar sugestões aos coordenadores da pré-campanha.

A expressão “os ventos da mudança” foi utilizada em diversos momentos, porque é este o espírito das lideranças partidárias para promover uma mobilização em todo estado, com foco na pré-campanha de Lula e de Edegar Pretto. Lideranças políticas e representantes de diversos setores enviaram depoimentos em vídeos, que foram exibidos em um telão, entre eles o ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Rui Oppermann e o senador Paulo Paim.

Um dos grandes momentos do sábado foi a apresentação do clipe do jingle de Edegar Pretto, pela coordenadora da pré-campanha, Mari Perusso. A canção, que fala de amor e esperança em um novo tempo, também traduz a essência do pré-candidato, um homem simples, que não se conforma em ver o povo sofrendo e passando fome. Um trabalhador, que veio do cabo da enxada, como costuma dizer. Mari também falou dos resultados do trabalho realizado desde a escolha de Edegar pelo conjunto do partido, das estratégias de comunicação e dos próximos passos para chegar ao Piratini.

A atividade expressou modernidade, conexão com a população e inovação tecnológica para o engajamento, com o lançamento da rede digital Time vencedor. Ela vai conectar a militância e fazer com que as pessoas possam ter acesso a todos os conteúdos do pré-candidato, em primeira mão, e ainda multiplicá-los para as suas redes pessoais.

No encerramento, Edegar Pretto destacou os principais momentos de sua trajetória política, e a influência de seus pais, Adão Pretto e Otília Pretto, ambos falecidos. Lembrou do seu primeiro projeto aprovado na Assembleia Legislativa, em favor da agricultura familiar, e de seu trabalho pelo fim da violência contra as mulheres, que o levou a ser coordenador do Comitê Gaúcho Eles Por Elas, da ONU Mulheres.

A sua gestão na presidência da Assembleia Legislativa, em 2017, também foi destacada por ele, por construir consensos em diversas pautas no parlamento gaúcho. Sobre os desafios do próximo período da pré-campanha, Edegar Pretto salientou que a história do RS sempre foi de mobilização, e que agora não será diferente, por isso a constituição das assembleias regionais para reforçar a participação popular. “Os bons ventos da democracia da América Latina estão soprando aqui no estado. Principalmente os ventos da esperança, para recuperarmos a autoestima do nosso povo”, declarou.

Apoios

A atividade, no Ritter Hotéis, também foi marcada por manifestações de apoio e a participação de deputados e deputadas das bancadas estadual e federal do PT, e de importantes líderes do campo progressista.

A primeira mulher a governar o Brasil, a ex-presidente Dilma Rousseff, falou que uma virada na política passa pela eleição de Edegar Pretto em outubro, e que a militância tem papel fundamental nesta jornada. Tarso Genro, ex-governador do RS, lembrou que Edegar Pretto, além de ser filho do deputado Adão Pretto, também é filho do povo, definindo-o como um trabalhador e lutador coerente, que não renega os seus princípios.

O presidente do PT RS, deputado federal Paulo Pimenta, disse que os trabalhadores enfrentam um período difícil, diante da ausência dos governos Leite e Bolsonaro, e que enxergam Edegar Pretto e Lula como “passaporte para a dignidade”. O vice-presidente do PCdoB, Antônio Augusto Medeiros, falou que seu partido está comprometido com a eleição de Edegar Pretto e na batalha contra o bolsonarismo. Já o presidente do Partido Verde, Marcio Souza, falou da grandeza do PT, e que sua sigla tem a missão de trabalhar todos os dias pela eleição de Lula e Pretto.