Trabalhando atualmente como Analista Jurídico da Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Frederico Westphalen (RS) o servidor público e coordenador regional do Partido dos Trabalhadores (PT), Nereu Piovesan, de Palmeira das Missões, oficializa sua pré-candidatura a Deputado Federal pelo Estado do RS.
A direção estadual do PT, junto aos integrantes dos movimentos sociais, visto o aumento de adesão de dirigentes, militantes e simpatizantes, tanto em Palmeira das Missões, quanto na região e no Estado do RS, convidou e indicou Nereu Piovesan como representante da região na Câmara Federal. O qual divulga oficialmente sua pré-candidatura a Deputado Federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
Seu principal comprometimento com sua eleição é formular políticas que vem em defesa dos interesses e desenvolvimento da região, o crescimento da economia, a qualidade vida dos
trabalhadores, agricultores familiares e estudantes, na volta da geração de empregos e o incentivo à pequena e média indústria agrícola.
Filho de pais agricultores, com sete irmãos, morou em Palmeira das Missões com sua família em um terreno de aproximadamente 15 hectares. Teve contato com os trabalhadores do meio rural e os movimentos sociais desde muito jovem. Com seus pais sempre apoiando a educação e formação de todos os filhos, Nereu se formou em direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) em 1997.
Desde então atua fortemente pelas causas sociais dos agricultores e possui uma vasta carreira política e social, na luta do campo, com os trabalhadores sem teto, participou da criação do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), foi vereador em Palmeira das Missões,
secretário de planejamento, secretário da saúde e vice-prefeito em 2008 e se candidatou a prefeito em 2016, não foi eleito mas teve um número significante de 32% dos votos.
É um dos articuladores do projeto da vinda do Campus da Universidade Federal de Santa Maria campus Palmeira das Missões e Frederico Westphalen, afirma. Também foi articulador da implementação do Hospital Público Regional de Palmeira e de outros municípios da região. Nereu afirma que essas conquistas só ocorreram pela possibilidade de investimento em saúde pública do governo Lula e Dilma. Seu principal motivo era trazer um hospital que acabasse com a carência de saúde de alta complexidade na região e que tivesse a infraestrutura necessária para atender os 72 municípios que envolve.