Frederico Westphalen encara o desafio de capacitar-se como um polo turístico da região norte gaúcha, meta que será alcançada a partir do Plano Municipal de Turismo, entregue no dia 19 de janeiro pelo Sebrae RS à Prefeitura. O documento, resultado do trabalho desenvolvido desde julho do ano passado por meio do programa Cidade Empreendedora, aponta 49 ações construídas para desenvolver o turismo no município.
“O Plano Municipal de Turismo nos dá diretrizes e linhas básicas que devem ser seguidas nessa área. Ele é um documento importante para termos clareza das oportunidades e das fraquezas a serem trabalhadas e dá segurança para os empreendedores investirem. O plano também coloca o município de acordo com as exigências do Ministério do Turismo e do governo do Estado para buscar recursos públicos e privados para o desenvolvimento das nossas potencialidades turísticas”, afirma o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Frederico Westphalen, Alessandro Molossi.
O Plano Municipal de Turismo foi uma construção coletiva e participativa, que contou com quatro oficinas conduzidas pelas consultoras do Sebrae RS, Roséli Azi Nascimento e Rita Michelon. Participaram das atividades representantes de vários setores da comunidade, professores universitários, empresários, vereadores e secretários municipais.
“O documento tem a validade de quatro anos e será necessária a união de todos para que essas 49 ações saiam do papel e sejam executadas sob a gestão do Conselho Municipal de Turismo”, explica Roséli.
A partir da percepção das potencialidades do município, ficou estabelecido que o segmento âncora do Plano é Turismo de Negócios e Eventos, que compreende o conjunto de atividades turísticas decorrentes de encontros de interesse profissional. Os segmentos secundários identificados em Frederico Westphalen foram Turismo Cultural, Turismo de Compras, Ecoturismo e o Turismo Rural. Esta última é uma área que será desenvolvida a partir de agora, aproveitando o fato que a cidade tem no agronegócio a sua principal atividade econômica.
“Em todos estes segmentos será possível desenvolver mais produtos turísticos para fortalecer o município como destino turístico e, consequentemente ampliar as oportunidades de emprego e renda”, conclui a consultora do Sebrae RS.