É falso que a vacina da Pfizer não é recomendada para adolescentes de 12 a 16 anos. A desinformação que circula pelas redes sociais sugere que a contraindicação estaria presente na bula do imunizante.
Diferente do que diz a mensagem, a vacina da Pfizer pode ser aplicada em adolescentes com idade igual ou superior a 12 anos. A informação está na bula do imunizante disponível no site da Anvisa. A versão que circula pelas redes sociais é um documento antigo e desatualizado.
A Pfizer fez um novo ensaio clínico com voluntários dessa faixa etária para verificar a eficácia e a segurança do imunizante. Ao todo, 2.260 adolescentes participaram da fase 3 dos testes.Em maio deste ano, a farmacêutica solicitou à Anvisa a ampliação da faixa etária de indicação da vacina, passando de 16 para 12 anos. Nos Estados Unidos, a medida foi autorizada já naquele mês, mas a Anvisa solicitou mais dados sobre o ensaio clínico antes de fazer a liberação. Por isso, a vacinação de adolescentes a partir de 12 anos no Brasil só foi autorizada um mês depois, em junho.
Portanto, a informação de que a vacina da Pfizer não é recomendada para adolescentes é falsa.