O acumulado de chuvas dos últimos quatro dias já deixa em estado de alerta o município de Barra do Guarita, na região Celeiro do Rio Grande do Sul. De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de quarta-feira, 8, até domingo, 12, o único dia em que a chuva deve dar trégua na região é nesta sexta-feira, 10.
Divisa fluvial entre os municípios gaúchos de Barra do Guarita e Pinheirinho do Vale e o município de Itapiranga (SC), o rio Uruguai estava 3,16 metros acima do nível normal por volta das 8h20 desta quarta-feira, 8 de julho; às 7 horas, a marca era de 3,10 metros.
Na tarde de ontem, 7, membros da Defesa Civil de Barra do Guarita se reuniram para tratar a respeito das precauções a serem tomadas, devido à possibilidade de se confirmarem as previsões de aumento da precipitação e, assim, ao surgimento da necessidade de alertar a população ribeirinha, que sofreu com as enchentes do ano passado.
Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Jair Siqueira, mais de 200 famílias tiveram de ser removidas na última cheia. “Até o momento, a situação não é muito preocupante. A população já está começando a procurar a prefeitura, pelo medo de que novas enchentes ocorram, mas estamos monitorando a situação. Entramos em contato com a Usina Foz do Chapecó e a vazão está normal”, disse Siqueira.
Caso necessário, o coordenador explicou que já há um planejamento para acomodar as famílias ribeirinhas em abrigos.
Folha do Noroeste
Foto: Divulgação