O Apicultor Albino Gaitcoski realizou na última semana em Frederico Westphalen a retirada de um enxame gigante de vespas, em uma propriedade, que estava impedindo a circulação dos moradores, após a retirada as vespas são soltas e voltam para o meio ambiente.
Proprietário da Casa do Mel Gaitcoski, Albino trabalha além da criação de abelhas e retirada do mel, com a retirada de enxames, colmeias de abelhas e vespas, no entanto, ele destaca que um balão de grande proporção como o último ainda não havia retirado:
“Essa espécie eu nunca tinha feito a remoção, o tamanho do enxame chega até dois metros de largura. É uma espécie que não produz mel e que é solta no meio ambiente após a remoção”, explicou o apicultor. A fumaça utilizada na remoção faz com que as vespas se dispersem e retornem ao ambiente, sendo uma forma consciente de remoção.
Entre os últimos atendimentos, o apicultor também retirou uma colmeia de abelhas com 50 quilos de mel, que estava entre os brasilites em um prédio, no centro do município.
A retirada das colônias é um processo complicado e perigoso que só deve ser realizado por especialistas ou profissionais.
Albino publica em seu canal no Youtube os processos de retiradas e colheita do mel. Assista aos vídeos: