Em ato no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, o governador José Ivo Sartori repassou 3.210 netbooks, dentro do projeto Laboratórios Móveis, que vão beneficiar 72 escolas estaduais de 36 municípios das regiões de Canoas, Santa Rosa e São Leopoldo. A expectativa é de que, até a conclusão do projeto, sejam distribuídos 36,3 mil netbooks, contemplando 661 instituições de Ensino Médio.
Estão previstas novas entregas para agosto e setembro. O programa Laboratórios Móveis já colocou 11,7 mil netbooks em 298 escolas. Os equipamentos são parte do investimento de R$ 38 milhões, em 2015, na área de tecnologia da informação.
“O Palácio certamente amanhece mais bonito com a presença de vocês, que representam 72 escolas de 36 municípios das regiões de Canoas, São Leopoldo e Santa Rosa. Este ato representa o compromisso que assumimos de dar continuidade a programas que dão certo. E também é uma forma de materializar o que a Secretaria da Educação está propondo no Acordo de Resultados 2015. Hoje, estamos vendo quem está lá na ponta, olhando para cada um de vocês que irá receber os equipamentos”, disse o governador, ressaltando a importância da qualificação constante exigida nos tempos atuais.
Programas em curso
Finalizar os projetos Laboratórios Móveis e Um Computador por Aluno, que estavam em andamento, é uma das metas do Acordo de Resultados 2015 da Secretaria da Educação. Os equipamentos ficam conectados a armários com rodinhas, o que permite que os professores os transportem e utilizem em mais de uma sala de aula.
O outro projeto em curso, Um Computador por Aluno, contempla hoje 94 escolas com mais de 35 mil netbooks. Este ano, mais 4.010 unidades deverão ser entregues em outras dez escolas, o que totalizará 104 instituições beneficiadas.
O secretário Estadual da Educação, Vieira da Cunha e o Governador do estado, Ivo Sartori, comentam sobre a importância desse material nas escolas:
– Portal RS