Psicólogo mineiro Leonardo Abrahão falou sobre a criação da campanha e a importância de políticas públicas para uma sociedade mais saudável
O Janeiro Branco é uma campanha a nível nacional que visa os cuidados com a saúde mental. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população e também o país com maior prevalência de problemas com ansiedade no mundo.
O idealizador da campanha, o psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, falou em entrevista a Rádio Comunitária, as intenções, os objetivos e a importância da atenção e do cuidado com a saúde mental “A campanha é horizontal, espontânea, legitima, que surgiu por profissionais ligados a área da saúde mental. Em 2021 estamos propondo que todo mundo entenda, que todo cuidado importa quando o objetivo é por uma vida mais saudável, com sentidos coerentes, relações saudáveis. Propomos um pacto para que fique evidente que todo o cuidado conta”, destacou.
Esta é a 8ª edição da campanha Janeiro Branco, com o lema “Todo Cuidado Conta”. A ação deste ano busca promover um pacto pela saúde mental em meio à pandemia da covid-19. A ideia da campanha foi criada em 2014, por um grupo de psicólogos de Uberlândia (MG), e faz alusão ao início do ano, considerando janeiro como uma “página em branco” para ser preenchida com novas metas, objetivando o bem-estar da saúde mental.
Leonardo também destaca a importância do poder público na promoção de ações que proporcionem uma estabilidade a sociedade com uma boa saúde mental “As instituições precisam entender a importância de políticas públicas que visem a saúde mental. Nós precisamos proteger e fortalecer a rede de atenção psicossocial que faz parte do SUS, que é uma rede dedicada a saúde mental. Se tivermos políticas públicas a saúde mental, a sociedade terá problemas muito menores”, reforçou.
Devido a pandemia, em 2021 as ações da campanha estão sendo desenvolvidas nas mídias digitais. Os organizadores da campanha disponibilizam no site Janeiro Branco materiais gráficos, para que organizações particulares, influenciadores, meios de comunicação, possam compartilhar e aderir a campanha, que em muitos estados e municípios já é considerada lei.
Acompanhe a entrevista completa com o psicólogo mineiro Leonardo Abrahão: