Devido ao aumento de novos casos e com a iminência de um novo pico da pandemia do covid-19 no município de Frederico Westphalen, foi realizada na tarde desta sexta-feira, 06, uma reunião no Ministério Público com o objetivo de reforçar o pedido de atenção aos cuidados sanitários que devem ser adotados pela comunidade, em especial pelas empresas locais.
O encontrou iniciou com a fala da enfermeira Julia Quintana de Moura, integrante da equipe do Posto Ayres Cerutti – UBS responsável pelo atendimento aos pacientes com sintomas da Covid-19, que destacou o aumento do número de novos casos no município, de forma exponencial nos últimos dias, situação considerada preocupante. A profissional alertou para a iminência de um novo pico da pandemia no município e reforçou o pedido para que toda a comunidade se conscientize do seu papel no enfrentamento à doença e aos cuidados básicos que todos devem adotar. Segundo um levantamento, somente nos últimos 15 dias, 38 empresas foram notificadas pelo não cumprimento das regras sanitárias, o que reflete a despreocupação com a situação de pandemia que ainda estamos enfrentando.
Conscientização e mobilização dos negócios locais
O presidente da ACIFW, Ramir Severiano, e o presidente em exercício da CDL-FW, Edegar Pacheco, reforçaram o compromisso em mobilizar novamente as empresas locais para a manutenção dos cuidados sanitários que são de adoção obrigatória pelas empresas. A pedido do Ministério Público e da Prefeitura, as entidades seguirão alertando as empresas para o cumprimento das medidas sanitárias pelas empresas (disponíveis no site da Prefeitura), dentre elas:
– Uso obrigatório de máscara por funcionários e clientes;
– Higienização constante das mãos, do ambiente e ferramentas de trabalho;
– Capacidade de pessoas no estabelecimento adequada ao protocolo da bandeira vigente;
– Disponibilização de álcool gel 70% em local de fácil acesso;
– Orientação aos funcionários e ampla divulgação sobre os cuidados sanitários;
– Prioridade aos agendamentos de horários para evitar a aglomeração e para distribuir o fluxo de pessoas;
– Manutenção dos ambientes ventilados;
As entidades destacaram, também, que os negócios serão os mais atingidos, novamente, caso não haja um controle efetivo da pandemia, prejudicando ainda mais os segmentos do comércio, indústria e prestação de serviço, que já sofreram grandes impactos negativos ao longo dos últimos meses. Por isso, reforçam o pedido de respeito às orientações por todos funcionários das empresas, garantindo a continuidade das atividades econômicas.
Empresas devem atentar aos exames corretos
Conforme apontado pela representante da equipe da saúde do município na reunião, muitas empresas realizam os testes de forma incorreta por conta da pressa pelo resultado. A condução errada dos empregadores frente a uma possibilidade de covid pode levar ao resultado prematuro negativo de um colaborador, quando na verdade o tempo para a testagem está incorreto, colocando toda a equipe e familiares em risco. Por isso, reforça-se para que as empresas busquem sempre a orientação da equipe de saúde, diretamente no Posto Aires, para a condução correta tanto do tipo de exame a ser feito, quanto da data para a testagem e período de isolamento que deve ser cumprido.
*ASCOM ACI