Edital contempla artistas frederiquenses

Entrou em execução o primeiro projeto do Edital FAC Digital em Frederico Westphalen, “A Música na Educação – Uma formação para a comunidade”, realizado pelo Pedagogo e acadêmico de Licenciatura em Música, Guilherme Henrique da Silva através do FAC Digital – Edital n.º 01/2020 – Universidade Feevale/SEDAC RS, que consiste em uma série de sete aulas online sobre a Música na Educação, desde a Educação Infantil e Anos Iniciais.

Além de apresentar sugestões que podem ser realizadas por qualquer pessoa e em qualquer idade, também apresenta mensagens de cunho educativo e preventivo contra a Covid-19. É uma ótima oportunidade para aprender e se divertir nesse tempo de pandemia.

As aulas são indicadas para professores, atendentes, estudantes, pais, e a todos que tiverem interesse em aprender um pouco mais sobre a música como uma forma lúdica e diferenciada. As videoaulas serão gravadas nas dependências do Centro Cultural de Desenvolvimento Social da CUFA, respeitando todas as medidas de segurança e sanitização contra a Covid-19.

A participação é aberta a todos os interessados, de forma gratuita. Basta curtir a página do Facebook “Projeto – A Música na Educação – Uma formação para a comunidade”. As aulas iniciaram na página do projeto no dia 31 de agosto e vão até o dia 06 de setembro e estarão disponíveis de forma permanente na mesma.

O Edital FAC Digital em Frederico Westphalen/RS

A dançarina Carmem Wiroski, apresenta o projeto de dança contemporânea: Traçando movimentos e conexões em tempo de isolamento, tem o objetivo de proporcionar aulas de dança contemporânea para que qualquer pessoa possa usufruir do conteúdo e se questionar em relação aos seus corpos por meio da movimentação, descobrindo assim suas capacidades. O jornalista Vinícius Duarte, propõem o projeto: CUFA Frederico Westphalen/RS – 12 anos, uma E-book contando os doze anos de história da CUFA Frederico Westphalen.
Outro contemplado, Gabriel Reinehr, acadêmico de Jornalismo, apresenta um documentário em curta metragem sobre os Centros Culturais durante a pandemia com o projeto “Pandemia Cultural”. A Bailarina Brenda dos Anjos, desenvolverá o projeto “Exploração Espacial – Sem Sair de Casa”, consiste em uma série de vídeos que estarão disponíveis no YouTube que irão ensinar como explorar o espaço de casa a partir de movimentos básicos do ballet clássico.

Lançado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Pró-Cultura RS/FAC (Fundo de Apoio à Cultura) e a Universidade Feevale, por meio do Feevale Techpark, o edital FAC Digital tem como objetivo gerar oportunidade de trabalho para artistas, técnicos, produtores e fazedores de cultura, estimulando processos criativos e inovadores para conectar as pessoas em ambiente virtual durante o período de distanciamento social.

As propostas admitidas foram selecionadas por ordem de inscrição. Os projetos precisam atender às medidas de prevenção à Covid-19 recomendadas pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde, especialmente no que se refere à impossibilidade de aglomeração de pessoas.

As atividades propostas estão relacionadas aos seguintes setores culturais: Artes visuais; Audiovisual; Artesanato; Culturas Populares; Cultura Viva; Circo; Diversidade Linguística; Dança; Livro, Leitura e Literatura; Memória e Patrimônio; Museus; Música e Teatro. Os projetos que contemplam mais de um setor, desenvolvendo conteúdos integrados e/ou transversais, foram enquadrados na categoria Transversal.