Instituições Federais e Estaduais de Educação do Rio Grande do Sul assinaram um manifesto solicitando a suspensão do cronograma do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) 2020.
O texto destaca que o edital do Exame possui um cronograma de inscrição e aplicação em meio a um cenário de pandemia e de suspensão das atividades presenciais no setor educacional em todos os níveis, com uma alteração do fluxo convencional do ensino médio. De acordo com o documento, a situação desfavorece o equilíbrio de condições e de oportunidades aos candidatos, prejudicando o ingresso de estudantes no ensino superior.
“[…] solicitamos fortemente, a suspensão completa e imediata do cronograma para realização das Provas do ENEM 2020, enquanto aguardamos a análise da evolução da Pandemia para elaboração de novo calendário. Assim estaremos favorecendo o equilíbrio de condições e de oportunidades aos candidatos, no acesso ao sistema”, diz a nota.
O manifesto foi assinado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e pelos Institutos Federais Farroupilha, Rio Grande do Sul e Sul-rio-grandense.
Leia o documento na íntegra AQUI.