O Ministério da Educação anunciou a antecipação das datas do processo seletivo do SISU, o Sistema de Seleção Unificada. O novo período de inscrição será do dia 23 de janeiro a 26 de janeiro, conforme cronograma divulgado (imagem abaixo) no site www.sisu.mec.gov.br . As inscrições aconteceriam do dia 29 de janeiro ao dia 1º de fevereiro.
O SISU é o sistema de seleção adotado pela UFSM após a extinção do vestibular da UFSM. Para concorrer às vagas, basta o candidato ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2017.
A UFSM oferta, em 2018, um total de 3191 vagas em 85 cursos, em todos os seus campi. Em Frederico Westphalen, há 6 cursos e 305 vagas disponíveis na seleção 2018 no SISU. O ingresso na UFSM-FW é feito em sua totalidade pelo SISU.
Todos os cursos ofertados pela UFSM-FW tem início aulas no primeiro semestre de 2018. Quem for selecionado pelo SISU, as aulas terão início no dia 05 de março de 2018.
Confira abaixo as vagas da UFSM-FW:
- AGRONOMIA – 60 VAGAS
- ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA – 60 VAGAS
- ENGENHARIA FLORESTAL – 60 VAGAS
- JORNALISMO – 55 VAGAS
- RELAÇÕES PÚBLICAS – 30 VAGAS
- SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 40 VAGAS
Sobre o SISU
O SISU é um projeto do governo federal que possibilita a entrada em universidades públicas federais. As Universidades públicas federais são gratuitas. A inscrição e seleção dos candidatos é feita pelo Ministério da Educação (MEC).
Confira abaixo algumas informações sobre o SISU 2018:
- Como funciona o SISU
O processo de inscrição no SISU é feito em uma única etapa, no site do MEC. O candidato poderá escolher até dois cursos em diferentes instituições de ensino.
Durante o período de inscrições, a nota de corte (que selecionará os alunos para as vagas) é alterada em função da inserção de novos candidatos às vagas. Por isso, é importante que o candidato acesse o site para verificar a nota de corte do curso escolhido. Caso o candidato não esteja dentro da nota de corte ele escolherá se permanece concorrendo a vaga ou muda de curso.
A lista de aprovados é liberado dias após o término das inscrições, no site do MEC. O candidato aprovado realizará a matrícula na universidade na qual se inscreveu.
- Passo a passo para inscrever-se no SISU
1º Passo: Ter em mãos o número da inscrição no ENEM 2017;
2º Passo: Antes de começar a inscrição, confira se os dados estão atualizados (no sistema do SISU 2018) para que seja possível entrar em contato com o candidato;
3º Passo: Realizar a inscrição, escolhendo até duas opções de cursos (pode ser diferentes universidades);
4º Passo: Agora, escolha a modalidade que deseja concorrer no SISU 2018: cotas ou livre concorrência. Para saber mais sobre as cotas, clique aqui
6º Passo: Confirmar inscrição para poder concorrer as vagas que foram escolhidas.
Observação: É importante lembrar que apenas uma vaga será escolhida, ou seja, caso o candidato seja selecionado na primeira opção de curso escolhida no SISU 2018 a segunda escolha será automaticamente desconsiderada pelo programa.
A.I. UFSM/FW