Na tarde da última sexta-feira, 2, a comunidade escolar da Escola Municipal de Educação Infantil Vó Gladys de Frederico Westphalen, realizou um grande encontro com o objetivo de homenagear Gladys Barros Dreyer. A escola, que leva seu nome, foi inaugurada em 2015, um investimento feito recursos da Administração Municipal no valor de aproximadamente R$ 450 mil.
A professora Gladys Barros Dreyer foi uma profissional apaixonada pelo que fazia. Além de conteúdos da grade curricular, destacou-se pela valorização dos projetos extraclasse, como a contação de histórias e a organização dos Festivais da Canção. Gladys via a escola como sua segunda casa, tanto que adorava quando seus alunos a chamavam de vó, a Vó Gladys. Dessa forma, a Gladys deixou marcada a sua história como educadora no município de Frederico Westphalen.
Na ocasião os alunos da EMEI relembraram com contação de histórias e música o trabalho desenvolvido pela professora. A diretora da escola, Graziela Andreatto, explicou como surgiu a ideia de prestar a homenagem. “A nossa escola leva o nome dela e decidimos prestar esta homenagem em virtude do belo trabalho que desenvolveu quando professora, como a contação de histórias e a dedicação com a música”, comenta Graziela.
A Secretária Municipal da Educação e Cultura, Sidene Buzatto, destaca o quanto aprendeu com a Vó Gladys. “Eu tive o privilégio de conviver com a Vó Gladys desde pequena. Convivi como aluna. E como colega sempre lembrei dos ensinamentos dela. E posso dizer que a Vó Gladys era uma pessoa que se empenhava de coração, de corpo e alma em tudo o que fazia. Em todas as atividades que ela se envolvia ela colocava sentimento, seja contando histórias, seja ensinado o Hino. Ela deixou traços marcantes. Quem conheceu ela, quem conviveu com ela não esquece o grande ser humano que foi. Não teríamos outra coisa a fazer se não homenagear a Vó Gladys. E hoje nós temos a nossa EMEI com o nome de uma pessoa que cresceu, viveu em Frederico Westphalen, que se doou, partilhou sua vida e dedicou-se a educação. E agora cada vez que passarmos por esta escola vamos lembrar e saber que aqui está um pouquinho da personalidade, do coração e das marcas que ela deixou no ensino de Frederico”, relata a Sidene.
Pais, alunos, professores e funcionários da EMEI prestigiaram a homenagem que emocionou a todos. Os familiares de Gladys também participaram da homenagem e na oportunidade realizaram o descortinamento do quadro com a foto da professora que ficará exposto na escola. A filha da educadora, Aglaé Galé Panosso destacou o quanto sua mãe amava ensinar e agradeceu a homenagem. “Eu sou a filha mais velha da Vó Gladys, e estou fazendo um esforço muito grande para não chorar, com tudo isso. Quero agradecer a linda homenagem realizada por estes pequenos sem falar a grande homenagem que é a EMEI Vó Gladys. Muito obrigada, estou sem palavras. A mãe era professora por vocação, dedicada que começou a ensinar aos 16 anos de idade”, fala Aglaé.
A equipe da EMEI reuniu depoimentos de alunos, colegas e amigos que conviveram com a educadora. Os depoimentos também ficarão expostos no mural do educandário. Wilson Ferigollo, uma destas pessoas que conviveu com Gladys, salientou a importância da homenagem. “Gladys Barros Dreyer construiu toda a história dela como professora motivadora. A vó Gladys construiu a sua história em cima da educação, com dedicação. Ela ensinava de forma especial, com carinho. Fico feliz de ver em Frederico Westphalen uma escola com o nome Vó Gladys. É bom ver nomes de pessoas que conviveram com nós sendo lembradas assim. Crianças vocês estão estudando aqui numa escola com o nome de uma pessoa que viveu a vida voltada para a educação”, diz Ferigollo.
A EMEI Vó Gladys atende alunos de 4 meses a 5 anos de idade em turno integral, das 7h30 às 18h. A escola está situada no Bairro Aparecida e possui 110 alunos divididos em oito turmas.
ASCOM – Prefeitura Frederico Westphalen