As mulheres representam 51% da população e 52% do eleitorado no Brasil, enquanto a representação feminina no Legislativo brasileiro ainda é uma das mais baixas do planeta. O Brasil, que firmou a Convenção sobre a Eliminação de todas as formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW) em 1984, é alvo de cobranças internacionais em função da baixa presença feminina na política.
O projeto “Mulheres, cidadãs que podem!” vai estar em Frederico Westphalen de 10 a 12 de junho. Será o 5º curso do projeto, que tem como objetivo o empoderamento de mulheres para participação na política e em espaços de decisão.
Nas aulas, há debates e dinâmicas sobre cidadania, direitos humanos, políticas públicas, empoderamento feminino e liderança, comunicação política e agenda do movimento de mulheres.
Podem participar mulheres filiadas ou não filiadas, ativistas de partidos políticos e do movimento de mulheres/feministas.
O Projeto realizado pela ONG Coletivo Feminino Plural foi firmado com o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos do Governo Federal, e tem parceria com o NIEM/UFRGS.
Os cursos iniciaram em Porto Alegre (RS), em março de 2016, e vão se estender até o final este mês. Estão sendo contempladas seis regiões funcionais do Estado do Rio Grande do Sul.
Ao final de cada curso, as participantes são convidadas a elaborarem um plano de ação política pessoal ou de seu grupo político.
Durante o projeto, uma pesquisa em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Mulher e Gênero da UFRGS (NIEM/UFRGS) coleta as visões sobre a participação feminina na política formal e informal.
PROGRAMAÇÃO
Dia: 10 de junho (sexta-feira)
18h30min – Recepção e acolhida das participantes
19h – Aula Aberta com a jornalista e cientista política Telia Negrão, coordenadora da ONG Coletivo Feminino Plural e do projeto “Mulheres, cidadãs que podem!”
Tema: “Obstáculos e desafios ao empoderamento político das mulheres”
Local: Câmara Municipal de Frederico Westphalen (Rua do Comércio, 976)
Dias: 11 e 12 de junho (sábado e domingo)
AULAS
Local: Centro de Formação do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) – Linha Tesoura Seberi, Frederico Westphalen (RS)
Horário: 8h30min às 17h30min (sábado) e 8h30min às 15h (domingo)
Foto: Divulgação