Na tarde de segunda-feira, 11, aconteceu a reunião mensal do grupo de convivência e fortalecimento de vínculos dos idosos no Centro Profissionalizante de Integração Social (CEPIS) de Frederico Westphalen. O tema central do encontro deste mês foi a valorização do idoso e a autoestima.
Segundo assistente social do CEPIS, Elizete Buzatto, participam do grupo em média 20 pessoas, com idade acima de 60 anos. Os assuntos trabalhados em cada encontro são pensados em conjunto com os membros do grupo. No caso da reunião desta segunda-feira a valorização do idoso e a autoestima foram trabalhados por meio da dinâmica da árvore. Esta dinâmica fez um comparativo entre as árvores e os idosos, com o objetivo de demonstrar que uma árvore permanece por vários anos e apesar de enfrentar ventos, chuvas e perder suas folhas ela se revigora e segue firme.
A estagiária de Serviço Social Patrícia Santos diz que os encontros são oportunidades de troca de experiência e aprendizado. “Os grupos de convivência dão oportunidade para a pessoa se distrair, conversar, refletir sobre a vida. Realizamos também atividades diferentes. Por exemplo, no encontro de hoje, trabalhamos com a dinâmica da árvore. Eu acredito que os grupos são momentos de partilha e aprendizagem, tanto como pessoa, como profissional”, conta Patrícia.
Atividades diferenciadas nas reuniões são comuns e de acordo com Elizete procuram estimular principalmente o convívio e o envelhecimento saudável. “Com nossas atividades queremos estimular que eles criem uma amizade entre eles, procuramos ajudar para que eles sigam suas caminhadas de uma forma mais leve e saudável. Aqui nós abrimos espaço para eles conversarem, contarem suas histórias. A ideia é que eles aproveitem o máximo e entendam que grupo é um momento deles”, explica Elizete.
Para Aida Lúcia Foleto, 69 anos, que participa há quase um ano das atividades, o grupo é algo importante porque a faz sair da rotina. “Estou muito satisfeita e contente de participar do grupo. Gosto bastante, sempre que posso eu venho porque é bom para se distrair e fazer coisas diferentes”, comenta Aida.
ASCOM Prefeitura de FW