JUVENTUDE, PERIFERIA E COMUNICAÇÃO
A programação do Festival da Juventude teve início na última segunda, 4, e segue até o dia 30. Nesta quinta-feira, 7, haverá palestra com Rene Silva, criador do Jornal Voz da Comunidade, no Complexo do Alemão-RJ.
A palestra acontece às 9h, na Escola Cardeal Roncalli. O evento é aberto a comunidade e a entrada é gratuita.
O Festival da Juventude é uma realização da CUFA/FW e Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen. Conta com patrocínio de Arbaza Alimentos, apoio de SENAC, ACI-FW, FGTAS/SINE e Poder Judiciário.
RENE SILVA
Filho de gari comunitário, que morreu de alcoolismo cronico aos 29 anos, e da faxineira Cristina Silva, o jovem de 21 anos, Rene Silva dos Santos, nasceu na comunidade do Morro do Adeus, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Estudava na Escola Municipal Alcides de Gasperi, quando resolveu participar de um jornal escolar criado pelo grêmio estudantil. Meses depois, com apoio da diretora e de professores da escola, criou o jornal Voz da Comunidade aos 11 anos de idade para ajudar a resolver os problemas sociais no Morro do Adeus, uma das 13 favelas que formam o Complexo do Alemão.
Ficou conhecido mundialmente por narrar em tempo real através do twitter a invasão da polícia na comunidade em novembro de 2010. Recebeu o prêmio Shorty Awards, considerado o Oscar do Twitter. Está na lista da revista ‘Forbes’ de 2015 como um dos 30 jovens brasileiros influentes abaixo de 30 anos. Carregou a tocha olímpica na véspera dos Jogos Olímpicos Londres 2012, na cidade de Liverpool. Foi citado pelo ‘The Guardian’ como um dos 6 jovens que devem mudar o mundo. Participou de uma campanha publicitária da Unilever gravada na Índia em 2014, onde outros 7 adolescentes influentes (entre eles, o neto do Martin Luther King e a neta do Ghandi) de diferentes lugares do mundo também estavam. Palestrou na Universidade de Havard e conheceu a Escola da ONU nos EUA em 2014. Atualmente é presidente da ONG Voz das Comunidades e editor-chefe do Jornal Voz da Comunidade que circula mensalmente com tiragem de 10 mil exemplares no Alemão.
Assessoria de Imprensa CUFA/FW