Na tarde de quarta-feira, dia 24, foram entregues as cestas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), tendo como local a Feira do Produtor Rural de Frederico Westphalen. Desde junho de 2015, mensalmente 100 famílias atendidas pelo CRAS são beneficiadas pelo programa, por meio do recebimento de alimentos produzidos e/ou cultivados por agricultores do município. Além das famílias, as entidades como o Lar dos Idosos, Lar dos Deficientes, PROMENOR, APAE, CEMACA e o Lar São Francisco também foram beneficiadas através do recebimento de alimentos produzidos na agricultura familiar do município.
Foram 37 produtores rurais cadastrados no programa na proposta vigente, os quais mensalmente, de acordo com a disponibilidade de fornecimento de seus produtos, tiveram a oportunidade de agregar valores a sua economia familiar participando do Programa de Aquisição de Alimentos. A variedade de alimentos entregue nesse período foi fundamental para diminuir a carência nutricional das pessoas atendidas, sejam elas membros das famílias beneficiadas ou ainda atendidas pelas entidades socioassistenciais do município. Dentre os produtos entregues, podemos destacar verduras, legumes e frutas fornecidos in natura e os produtos agroindustrializados como o suco, pão caseiro, cuca caseira, bolacha caseira, pepino em conserva e a geleia de fruta.
Ênio Favin é um dos agricultores que participa do programa, e fala das vantagens de estar participando. “É um projeto muito bom pra nós, e pra quem recebe, é um dinheirinho a mais que entra. O projeto é bom pra nós, ajuda um ‘eito’. Eu entrego mandioca, feijão, batata doce e os outros entregam pepino, melão, e outras coisas, cada um entrega um tipo de alimento. Gostaria que esse programa seguisse, porque é um dinheiro a mais pra gente. A gente fica feliz em ver que tá ajudando pessoas que precisam desses alimentos”, explica Favin.
O agricultor Vanderlei Zonta, também participa do PAA, e acredita na importância desse projeto. “É um programa interessante porque ele vem complementar a renda de nós produtores e ajuda a viabilizar a propriedade. Participo desde a primeira edição do programa em Frederico. Eu entrego sucos, tenho uma agroindústria que fabrica sucos, e também entrego algumas frutas como pêssego. Acho interessante a continuidade do programa porque ele vem ajudar os agricultores, as famílias e as entidades que precisam dos alimentos pra se manter”, conclui Zonta.
As famílias beneficiadas foram incluídas, mediante avaliação da equipe técnica do CRAS (Assistente Social e Psicóloga), onde foi considerada além das condições socioeconômicas das mesmas, também a carência nutricional de seus membros. Lucimara D’Ávila veio buscar os seus alimentos e conta como isso tem auxiliado na situação cotidiana do seu lar. “É muito bom ganhar esses alimentos, melhora bastante em casa, na alimentação das crianças principalmente. Tem bastante coisa que a gente, como é pobre, não tem como comprar, ai aqui a gente ganha. São muitas verduras, legumes, sucos, só produtos naturais. Ajuda bastante a diminuir os custos em casa”, relata Lucimara.
O programa é uma parceria entre Governo Federal e o município, e tem por definição a aquisição de alimentos de origem agrícola, pecuária ou extrativa de agricultores familiares que entregam os produtos diretamente para as instituições beneficiadas. Sua finalidade é o atendimento da população em situação de insegurança
alimentar e nutricional, por meio de doação de alimentos. Valdriana Maria Stival, enquanto coordenadora do programa no município e responsável pela execução do mesmo refere que: “São muitas as pessoas beneficiadas diretamente, seja no consumo dos alimentos fornecidos, como também os agricultores por meio da oportunidade de agregar valores às suas propriedades com a comercialização de seus produtos, tendo ainda uma perspectiva de colocação dos mesmos junto ao mercado. Indiretamente, em geral todo o município também se beneficia, pois a valorização do meio rural é importante para a economia e este valor recebido pelos agricultores correspondente à proposta é um valor que também vai girar no comércio local”, afirma Valdriana.
ASCOM Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen