Na segunda-feira, 25/01, o secretário estadual de Cultura, Victor Hugo, recebeu em seu gabinete uma delegação seberiense. O grupo, composto pelo prefeito Renato Gemelli Bonadiman, pela vice-presidente do INDESA, Jô Maglia, e pelo jornalista Marcos Antonio Corbari, apresentou o projeto da segunda edição da Festa Literária de Seberi (FLiS), a ser realizada entre os dias 18 e 22 de abril próximos.
– Estamos intensificando nosso trabalho em direção ao evento, reforçando nossos contatos e buscando o apoio necessário a garantir a continuidade e o crescimento do evento -, explicou Jô Maglia. O prefeito também destacou a relevância do evento para o município: “Estamos dando todo o suporte possível para consolidar a FLiS, reconhecendo essa atividade como importante e decisiva para a oferta cultural em Seberi, além de apoiar e valorizar os voluntários do INDESA, que prestam esse serviço para a coletividade”, disse Bonadiman. Na oportunidade foi repassado ao secretário um kit contendo relatório fotográfico da primeira edição realizada em abril de 2015, vídeo-release das atividades a serem desenvolvidas pelo músico Thedy Correa, além de uma tirinha do personagem Armandinho, de autoria do escritor Alexandre Becker, que também deverá estar presente no evento.
– Claro, buscamos todo o apoio possível em todas as instâncias possíveis, mas o que mais precisamos neste momento é o reconhecimento institucional do Estado, por isso fizemos questão de convidar pessoalmente o secretário Victor Hugo, para que conheça nosso evento, visite nosso município e região -, explicou Corbari. “Tenho certeza que a possibilidade de estar conosco nestes dias tão especiais será avaliada com muito carinho pelo secretário”, completou.
Victor Hugo parabenizou a organização do evento, citou as dificuldades orçamentárias que o estado vem enfrentando, mas comprometeu-se a esforçar-se para estar presente. Fez questão de exaltar ainda o trabalho da artista seberiense Cláudia Hamerski, responsável pela agenda do grupo na capital do estado e incentivou a levar suas obras para que sua comunidade natal também tenha acesso aos trabalhos que vem produzindo em Porto Alegre.
A confirmação da presença de Victor Hugo nas atividades da FLiS deverá ser confirmada até o início de março. O nome do secretário de Cultura do estado está na relação de homenageados que deverão receber as comendas de mérito cultural emitidas pelo INDESA, que em 2016 farão menção ao escritor Miguel de Cervantes e aos seus inesquecíveis personagens Dom Quixote e Sancho Pança.
A FLiS é realizada pelo Instituo Nacional de Desenvolvimento Sócio Ambiental (INDESA), tendo o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e SESI. Em 2016 passa a contar com a presença do SESC também como realizador do evento. Mais detalhes da programação serão anunciados nas próximas semanas.
Marcos Antonio Corbari