Durante fiscalização de rotina na tarde de ontem, 31, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu em Sarandi, BR-386, 400 comprimidos de medicamentos vindos do Paraguai.
Por volta das 13h30 da tarde de domingo, a PRF abordou um VW/Golf, de cor preta que vinha de Foz do Iguaçu/PR. Após fiscalização no interior do veículo, foram encontrados 300 comprimidos do medicamento Sibutramina, importados de forma ilegal e, ainda, 100 comprimidos de Rheumazin Forte, fabricado pelo Laboratório LASCA do Paraguai, proibido no Brasil pela resolução 2568/05 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária-ANVISA.
Além dos medicamentos, havia no carro produtos eletrônicos, para casa, suplementos alimentares e perfumaria sem autorização da alfândega.
O veículo, seus ocupantes e a mercadoria apreendida foram encaminhados à Polícia Judiciária da União. O condutor responderá por crime contra a saúde pública e descaminho.
O comércio de medicamento sem registro é considerado crime hediondo pelo artigo 273 do Código Penal, com pena de reclusão prevista entre 10 a 15 anos, mais o pagamento de multa.
PRF/Sarandi