O lutador e professor de Muay Thai e boxe da academia Império da luta, de Frederico Westphalen, Daniel Matter, 29 anos, está na contagem regressiva para embarcar para a Tailândia em fevereiro. Matter é natural de Seberi e fará sua primeira viagem para o exterior em busca de aprimoramento técnico. O lutador irá treinar e competir durante 30 dias na Muay Thai Phuket Fight Club, em Phuket. Brasileiros se destacam no esporte naquele país pela agressividade e força, habilidades que representam o principal domínio na luta.
O atleta iniciou no esporte há oito anos. Ele começou no boxe e então passou ao Muay Thai, onde competiu desde muito jovem. Dessa forma, se destacou em inúmeros torneios. Durante a sua trajetória esportiva, Matter teve algumas lesões e sofreu um grave acidente de moto. Tudo isso acabou interferindo na sua carreira profissional.
Sem pensar em desistir, o atleta deu a volta por cima e continuou treinando forte. Pelos seus resultados obtidos no tatame, ele foi convidado a participar de treinamentos e lutas pela sua categoria de peso pesado até 91 quilos. O atleta está muito animado para essa experiência em solo asiático.
– É um grande desafio da minha carreira poder competir na Tailândia e buscar, principalmente, aprimoramento e novas técnicas no esporte. Meu objetivo principal nessa viagem é o de buscar mais conhecimento e profissionalização, além de fazer contatos fora do país. Isso para que tenhamos, futuramente, uma maior qualidade nos nossos treinamentos, com o auxílio de bolsas, para que consigamos levar atletas também para competições internacionais. Nesse período, não encontrarei vida fácil, serão só pedreiras, até por isso estou viajando antes para me adaptar e treinar de acordo com as regras e estilos que eles propõem, então não vai haver moleza. Essa viagem é a realização de um sonho -, destacou Matter.
O atleta treina em solo asiático de 13 de fevereiro a 12 de março e depois competirá em algumas lutas até o dia 21 de março. Matter participou do Campeonato Brasileiro de Muay Thai no ano passado, disputado no Rio de Janeiro, e ainda competiu nos campeonatos gaúchos de 2011 e 2013. Agora o lutador vai abrir fronteiras e percorrer o solo asiático.
Dificuldades
Segundo o atleta, no Rio Grande do Sul o esporte ainda não valoriza o profissional como ele deveria, mas o atleta precisa continuar firme e forte em busca de vitórias, conquistas e desafios, tudo por amor ao esporte.
Rotina de treinos
Pela manhã, Matter realiza treinamento na academia com treino funcional e musculação. Pela parte da tarde ele treina bastante, desenvolvendo treinos específicos da luta, como os aspectos do Muay Thay. Ainda durante a noite, Matter ministra aulas do esporte na sua academia Império da Luta, em Frederico Westphalen. Mais de 10 atletas treinam diariamente e participam de diversas competições estaduais e nacionais da categoria. Atualmente a academia possui uma pontuação mais positiva de vitórias do que de derrotas, e conta com atletas campeões gaúchos e brasileiros em seu plantel.
Renato Padilha/Folha do Noroeste