No dia 05 de dezembro de 2014, a 4ª turma de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria concretizou a ultima fase da campanha “Abrace a Cidadania” desenvolvida em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA).
O evento aconteceu na Escola Estadual Conselheiro Edgar Marques de Mattos, no bairro Primavera e contou com a presença de autoridades locais, alunos e educadores da rede pública de ensino de Frederico Westphalen, tendo inicio às 13h. No dia foram realizadas inúmeras atividades com os participantes entre eles: torneio de futebol, cortes de cabelo, além da sessão de cinema e apresentações culturais.
A campanha foi patrocinada pela empresa Arbaza Alimentos, com o apoio dos Correios, Instituto Geral de Perícias e FGTS e teve o intuito de garantir a promoção de formas básicas de acesso à cidadania e a importância da emissão de documentos para que as pessoas efetivem os seus direitos de cidadãos.
A ação beneficiou principalmente os alunos da Escola Estadual Conselheiro Edgar Marques de Mattos, do Bairro Primavera de Frederico Westphalen. Assim para se concretizarem os objetivos propostos a campanha se dividiu em dois momentos.
A primeira etapa foi desenvolvido com a realização da emissão dos documentos básicos, como RG e CPF, como também ações de conscientização e divulgação da campanha “Abrace a Cidadania”.
Nesse primeiro momento foram disponibilizados formulários para adquirir as informações referentes às crianças, adolescentes e alunos que precisariam emitir a documentação, para em seguida fazer um levantamento dos dados obtidos. Ao total foram entregues mais de 40 cadastros de pessoas físicas (CPF) e a partir disso, os demais documentos poderão ser solicitados aos órgãos responsáveis sem custo algum.
O lançamento da campanha ocorreu no dia 07 de novembro na Estadual Conselheiro Edgar Marques de Mattos, no bairro Primavera. Durante o lançamento ainda ocorreu à apresentação da “Orquestra das Comunidades”.
A segunda etapa ocorreu em forma de evento, com a entrega dos documentos básicos: RG, CPF, certidão de nascimento e carteira de trabalho e suas respectivas segundas vias para a população cadastrada e atividade de lazer como: Circo Social, Orquestra das Comunidades, Capoeira, Percussão, Grupo de Dança e uma sessão de cinema; proporcionando aos participantes diversas atividades de forma gratuita.
A.I./Abrace a Cidadania /foto: Rafael Fontanelli