Durante a noite desta quinta-feira, 26, participantes do Projeto Rondon tiveram a oportunidade de expor os trabalhos desenvolvidos e experiências adquiridas através da Operação Porta do Sol na cidade de Solânea – PB. No município, a equipe realizou atividades visando o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes, promovendo o bem-estar da população. Thaís Soares, integrante do grupo, relata que participar do projeto foi uma experiência inesquecível:
Após a participação dos rondonistas, o secretário de agricultura do município de Solânea, Valnir Meneses, realizou uma palestra sobre recursos hídricos do Nordeste e alternativas para o convívio com a seca. Valnir também apresentou os resultados das atividades do grupo que refletem até hoje no município:
Na oportunidade, a assistente da pró-reitoria de extensão da Universidade Federal de Santa Maria, Gléce Cóser, apresentou as próximas atividades que serão desenvolvidas pelo Projeto Rondon. A princípio serão duas ações, uma no início de 2016 e uma segunda ação na metade do ano.
Sobre o Projeto Rondon
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.
O Projeto é realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas socialmente responsáveis.