9ª ExpoAgro Cotricampo, um dos maiores eventos agro, começa nesta semana

Carro-chefe da economia gaúcha, mesmo em um ano marcado pela necessidade de reconstruir o Estado após a enchente de maio, a agropecuária teve em 2024 um desempenho do PIB 37,1% acima do registrado em 2023. Parte fundamental para impulsionar o setor são as oportunidades de negócios para produtores e empresas. Esse é o pilar da ExpoAgro Cotricampo, que há nove anos ajuda a desenvolver o agronegócio gaúcho, já tendo se consolidado como um dos maiores eventos da área no Sul do Brasil.

A nona edição do evento ocorre entre os dias 19 e 22 de fevereiro, na ERS-518, em Campo Novo, no Noroeste do Estado, com a expectativa de receber 50 mil pessoas, de acordo com o diretor-presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, ante 43 mil na edição passada. A ExpoAgro Cotricampo não terá apenas aumento de visitantes: também cresceu o número de expositores, especialmente de máquinas agrícolas. Estarão na feira, entre todos os setores, 321 expositores – um incremento de 8% em comparação à edição anterior.

“Tem fila de espera de expositores para fazer parte da feira, mas para abrigar esses expositores temos de investir ainda mais em infraestrutura, o que fazemos anualmente. O expositor quer estar na feira com boa estrutura para fazer os negócios e não perder oportunidades”, comenta Bridi.

 

Quer saber mais sobre a cooperativa? Visite o site

Um dos principais espaços da 9ª ExpoAgro Cotricampo será o Pavilhão do Gado de Leite, abrigando mais de 150 animais das raças Jersey e Holandesa, o que exige preparação com meses de antecedência, para a organização e para expositores.

“Uma das novidades deste ano é a presença de jurado norte-americano na competição leiteria, que é uma forma de ampliar a visibilidade para esse segmento, bastante relevante para a economia local”, adianta o diretor-secretário da Cotricampo, Luciano Seefeld.

Organizada em temáticas por dia, além do setor leiteiro, a soja será o primeiro assunto abordado na feira, já no dia 19. Entre os destaques da programação, está o Fórum Soja Brasil, com transmissão pelo Canal Rural para quem não puder acompanhar presencialmente. O painel reúne, anualmente, especialistas para debater e analisar as perspectivas para a cultura.

“Além de ser um espaço de negócios, a ExpoAgro é um amplo palco para debates, seminários e fóruns. Procuramos equilibrar o evento entre exposição de máquinas, insumos e animais e a troca de experiências técnicas, que está na origem do evento”, acrescenta Seefeld.

A programação deste ano também será focada nas produtoras rurais, em um dia dedicado especialmente para as mulheres do agro. Bridi destaca que a presença feminina está cada vez mais recorrente e fortalecida no setor e que, por isso, abordar temas que incluam as mulheres se faz ainda mais necessário. A expectativa é reunir 500 mulheres nestes eventos.

 

A 9ª ExpoAgro Cotricampo tem acesso e estacionamento gratuitos, além de locais para hidratação, bem-estar e lazer. A realização conta com a parceria de instituições estratégicas como Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação; Secretaria de Desenvolvimento Rural; Emater/RS-Ascar; Embrapa Trigo; Sistema Farsul; Fetag-RS e Fetraf-RS. A programação completa pode ser conferida aqui.

“É uma feira diferente, bem estruturada e rica em conteúdo e exposições, e por isso atrai cada vez mais visitantes”, garante o diretor-presidente.

A Cotricampo

Com 8,6 mil cooperados, a Cotricampo vem ampliando sua indústria de farinhas de trigo, além de consolidar a produtividade e qualidade agrícola nas lavouras de sua área de atuação (culturas de soja, milho e trigo), por meio de um trabalho de pesquisa e acompanhamento técnico, garantindo confiança e liquidez junto aos produtores rurais associados. Atualmente, é a sexta maior cooperativa agropecuária do RS, uma das mil maiores empresas do Brasil (ranking do jornal Valor Econômico) e uma das 500 maiores empresas do Sul (ranking da revista Amanhã).

Foto: Jairo Renz/Cotricampo

Fonte: Cotricampo