Cerca de duas mil pessoas, entre delegados e convidados, participaram da 7ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, que ocorreu entre os dias 18 e 20 de setembro, no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre.
Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, o evento reuniu delegações de todas as regiões do Estado.
A mesa de abertura contou com as presenças do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, e da presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES/RS), Célia Chaves, que também preside a Conferência.
Em seu pronunciamento, o secretário Gabbardo lembrou que o SUS conta com o maior programa de imunização do mundo, bem como o de transplantes. “As pessoas desconhecem a magnitude do SUS, pensam que ele é somente atendimento médico e hospitalar”.
Célia Chaves, ao abrir os trabalhos, ressaltou a importância do processo conferencial para a saúde pública. Ela também destacou ser necessário o resgate da cidadania no SUS. “A conferência tem um caráter importante de resgatar o SUS e garantir que ele sobreviva com universalidade e integralidade. Precisamos defender a democracia, não podemos retroceder”, declarou.
Representantes de Frederico Westphalen também se fizeram presentes no evento através de delegados que foram escolhidos durante a Conferência Municipal. Eliane Galhardo, uma das representantes do município comenta que “a conferência é a chance de todos os usuários que precisam do SUS e profissionais que trabalham no SUS falarem sobre suas necessidades”.
A conferência seguiu com mesas de debates, grupos de trabalhos e eleição por segmento dos delegados para a 15ª Conferência Nacional de Saúde. Os trabalhos foram encerrados com plenária final, aprovação do relatório final, aprovação das moções, eleição das diretrizes, propostas e homologação dos delegados para a 15ª Conferência Nacional de Saúde.
Portal RS
Foto: Eliane Galhardo