Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, publicada nesta segunda-feira (17) revela que 58% dos entrevistados acreditam que o presidente Jair Bolsonaro (PL) mais atrapalha do que ajuda no processo da vacinação de crianças de cinco a 11 anos contra a Covid-19. Já 25% acreditam que ele mais ajuda.
Os 58% dos entrevistados, com idade de 16 anos ou mais, correspondem a cerca de 97,3 milhões de pessoas, segundo cálculos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), e os 25% equivalem a 42 milhões de brasileiros. 2% disseram que nem ajuda e nem atrapalha e 14% não souberam responder.
Outro dado pesquisado foi em relação ao apoio à vacinação de crianças de cinco a 11 anos. 79% disseram ser favoráveis à imunização, enquanto 17% se colocaram contrários. Já na divisão por gênero, 61% das mulheres acham que o presidente mais atrapalha e 32% dos homens acreditam que ele ajuda em relação à vacinação infantil.
O Datafolha mostrou também que os evangélicos (36%) são os que mais acreditam que o presidente ajuda no processo, enquanto as pessoas com ensino superior (66%) são as que mais citam o presidente como prejudicial à campanha de imunização.
A pesquisa foi realizada por telefone com 2.023 pessoas com 16 anos ou mais, em todos os estados do país, entre os dias 12 e 13 de janeiro.