O dia D da campanha de vacinação contra a gripe H1N1 acontecerá no dia 30 de abril, sábado, das 08h às 17h. Esse é o dia em que se espera que as pessoas busquem a vacina, pois todas as equipes estarão preparadas e trabalhando apenas em função da vacinação, o que evitará situações como longas filas de espera. O período de vacinação se estende do dia 25 de abril a 20 de maio, com o intuito de alcançar todas as pessoas que correspondem às condições e fatores de risco.
Lembramos que os familiares de pessoas que estão acamadas devem entrar em contato com as agentes de saúde ou as Unidades Básicas de Saúde para solicitar a vacina a domicílio.
A enfermeira Viviane Cerutti enfatiza a importância do dia “D”. “Aproveitem o dia D, aproveitem o dia 30, quando os postos ficam abertos das 08h às 17h sem fechar ao meio dia. Lembrando que é preciso trazer o cartão de vacinação”, afirma Viviane.
As vacinas são destinadas para quem se enquadra nos seguintes grupos:
-Grávidas em qualquer idade gestacional. Puérperas até duas semanas após o parto (incluindo as que tiveram aborto ou perda fetal).
– Adultos acima de 60 anos.
– Crianças com idade entre 06 meses e 05 anos incompletos.
– Indígenas aldeados.
– Pessoas privadas de liberdade.
– Portadores de doenças crônicas mediante comprovação e requisição médica.
Indivíduos que apresentem:
-Pneumopatias (incluindo asma).
-Pacientes com tuberculose de todas as formas.
– Cardiovasculopatias (incluindo hipertensão arterial sistêmica).
-Nefropatias.
– Hepatopatias.
– Doenças hematológicas (incluindo anemia falciforme).
-Distúrbios metabólicos (incluído diabetes mellitus.
-Transtornos neurológicos e do desenvolvimento que podem comprometer a função respiratória ou aumentar o risco de aspiração
-Imunossupressão associada a medicamentos, neoplasias, HIV ou outros.
ASCOM Prefeitura de FW