A Praça do Índio foi o lugar escolhido para a realização de um evento diferente no último sábado, 20, em Tenente Portela. A 1ª Feirinha de Adoção, promovida pelo Projeto AmiCão, que é desenvolvido pela Organização de Desenvolvimento Socioambiental e Comunitário (Odesc), foi um verdadeiro sucesso.
Dos 13 animais que foram disponibilizados para adoção – 11 cães e dois filhotes de gato – todos foram adotados e terão um novo lar. E olha que não demorou muito. Em menos de uma hora não havia mais nenhum animal para adoção. Quem adotou preencheu um formulário e assinou um termo de responsabilidade se comprometendo em manter os animais em local adequado e limpo, controlar a vacinação e não maltratar. E muitas pessoas ainda preencheram um cadastro reserva à espera de animais para adoção.
O projeto tem por objetivo principal a conscientização do cuidado que se deve ter com animais domésticos. Como não há canil em Tenente Portela, os animais recolhidos são encaminhados aos médicos veterinários parceiros, que fazem o primeiro atendimento e após, vão para lares temporários, ou seja, pessoas que se disponibilizam a cuidar dos animais até que eles se recuperem, e então são encaminhados para adoção.
Vanessa Harlos/Folha do Noroeste