18ª Legislatura é um marco do protagonismo feminino na história da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen

A 18ª Legislatura será um marco do protagonismo feminino na história dos 70 anos do Poder Legislativo de Frederico Westphalen. Essa é a primeira vez, desde 1955, que três mulheres tomam posse na Casa Legislativa, sendo duas delas as mais votadas do pleito entre os 11 eleitos.

Até então, a comunidade frederiquense havia eleito Teresinha Gasparin Maglia (PT), em 1996; Mariana de Fátima Guglielmim (PP), nas eleições de 2000, 2004 e 2008; Marly Vendruscolo (PP), em 2012; Loridane Fátima Bortoluzzi Presotto (PP), em 2016 e Aline Ferrari Caeran (PP), em 2020, sem considerar as suplentes que chegaram a assumir no período. 

Agora, nas eleições de 2024, além da reeleição de Aline Ferrari Caeran, também foram eleitas Marizete Frozzi (MDB) e Rubia Dal Puppo (PP). Marizete, inclusive, foi escolhida por unanimidade para ser a primeira presidente da Câmara da 18ª Legislatura e é a primeira presidente eleita pelo MDB a estar à frente do Legislativo frederiquense. 

– É histórico, pela primeira vez que Casa Legislativa contará com três mulheres vereadoras, esse é um marco que vai além da representatividade numérica, é um símbolo de que estamos avançando, de que o espaço feminino na política está crescendo, mas que também traz uma responsabilidade imensa. Que esta essa legislatura seja um exemplo para inspirar mais mulheres a ocuparem espaços de decisão, acreditarem na força de sua voz e na importância de sua presença –, destaca Marizete.