18,6 mil doses foram aplicadas na região na Campanha contra a polio e multivacinação

A campanha de vacinação contra a Poliomielite e multivacinação encerrou na sexta-feira, 4 de setembro, em todo o Rio Grande do Sul. O Estado alcançou 90% do público-alvo, com 540 mil doses aplicadas. Na região, as 15ª e 19ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), atingiram 97% e 99%, respectivamente, do público-alvo.

Dentro das duas coordenadorias apenas oito municípios não atingiram a meta de 95% proposta pelo Ministério da Saúde (MS): Ametista do Sul, Liberato Salzano, Novo Tiradentes e Rodeio Bonito, na região de abrangência da 19ª CRS, e Boa Vista das Missões, São José das Missões, Miraguaí e Palmeira das Missões, na 15ª CRS.

Foram vacinadas crianças de seis meses a cinco anos incompletos. A vacina contra a pólio faz parte do calendário básico de vacinação infantil e segue disponível nos postos de saúde mesmo fora da campanha, com doses previstas para os dois, quatro e seis meses de idade e reforços aos 15 meses e quatro anos.

A adesão no RS é maior que a média nacional, hoje em 86%. O Brasil está livre da pólio há 26 anos. Mesmo assim, as campanhas de vacinação são importantes para evitar a reintrodução do vírus no país, já que ele ainda circula em parte da África e Ásia.

Junto à vacinação contra a pólio, também aconteceu a campanha de multivacinação, que tem por objetivo atualizar as demais vacinas previstas no calendário básico. Durante a campanha deste ano, aproximadamente metade das crianças que foram levadas aos postos tinham alguma dose das demais vacinas para ser colocada em dia. Dessa forma, também foram aplicadas outras 258 mil doses contra tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, varicela, meningites, febre amarela, hepatites, difteria e tétano, entre outras.

Folha do Noroeste