Vocação para cuidar

A receita para a formação de um qualificado profissional envolve doses de dedicação e vocação, no entanto, sua dedicação não será estimulada e sua vocação desenvolvida se você não receber bons ensinamentos.

Em Frederico Westphalen, o Curso Técnico de Enfermagem da Escola José Cañellas forma, há 15 anos, profissionais qualificados e empenhados. O sucesso do curso se dá pela combinação de vários motivos, sendo os mais destacados o quadro de educadores e a integração com outras entidades do município.

A Coordenadora do curso, Kátia Ceratto, destaca a importância do curso para a cidade e região:

O trabalho  dos professores se estende e se reflete nas atividades práticas dos alunos. O Curso Técnico de Enfermagem requer um total de 400 horas de estágio obrigatório supervisionado, desenvolvido pelos alunos no Hospital Divina Providência, nas Unidades Básicas de Saúde do município e entidades como o Lar dos Idosos e Apae.

Parceria para cuidar de vidas

É por meio da parceria com o Hospital Divina Providência e também Unidades Básicas de Saúde de Frederico Westphalen, que os estudantes do curso técnico em enfermagem desenvolvem suas horas de estágio, auxiliando no quadro de atividades das casas de saúde e contribuindo para o bem estar dos atendidos.

A responsável técnica da equipe de enfermagem do HDP, Márcia Adriana de Oliveira, destaca que atuar na área de saúde é um desafio diário e ressalta sobre a importância de contar com os estagiários durante todos os turnos:

Atualmente o HDP conta com 72 técnicos de enfermagem formados atuando diariamente junto aos enfermeiros e médicos do hospital. Junto aos estagiários estão 15 professores que acompanham a evolução dos alunos e prestam assistência. Márcia destaca que toda a equipe busca auxiliar e contribuir para a formação de futuros profissionais qualificados:

.
Os futuros profissionais

A consolidação do curso técnico de enfermagem propiciou com que estudantes de toda a região pudessem conhecer e se apaixonar pela profissão. A seberiense Carolina Ramos Martins, de 20 anos, está na segunda etapa do curso e comenta que de início sabia pouco sobre a área, mas que com o passar do tempo começou se interessar cada vez mais pelos aprendizados:

De fato, assim como em muitos cursos, o estudante começa a enxergar atrativos em seus estudos com o decorrer do tempo, e isso acontece em muitos casos quando o aluno começa a ter contato com as aulas práticas, e durante o curso técnico de enfermagem essas aulas são de fundamental importância, como comenta Carolina:

O estudante Rafael Piovesan está cursando o 3º semestre já atuava como atendente do SAMU e buscou no curso técnico seu aperfeiçoamento. Para ele, a integração dos conteúdos recebidos em sala de aula com as práticas desempenhadas em entidades como o HDP e UBS’s do município é fundamental:

Teoria e prática é a combinação mais adequada em qualquer curso, e a boa dosagem desses dois fatores faz o conceito do Curso Técnico ser elevado, como comenta Rafael:

O curso também atrai profissionais que ja desempenham atividades na área da saúde. Rodenir Nicolini era agente comunitário quando resolveu por curiosidade e desafio, cursar o técnico de enfermagem: Atualmente Rodenir trabalha em um hospital na cidade de Alpestre, ele conta como foi importante  o conhecimento que adquiriu durante sua graduação:

Rodenir também explica que a trajetória durante o curso possibilita a vivência de momentos únicos:

Cursos técnicos tem se tornado um caminho certeiro e mais rápido para o mercado de trabalho, e isso é visto no curso técnico de enfermagem da Escola José Cañellas, uma vez que a maioria dos estudantes consegue emprego após a conclusão da graduação.

O crescimento dos Cursos Técnicos é um fator favorável para a educação e bastante estimulante como forte preparação para o mercado, principalmente no mercado de trabalho região que ainda carece de profissionais qualificados em várias áreas.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]