Vista Alegre: Testes para detectar Covid-19 estão em falta

Seguindo a tendência observada em todo o país, os boletins da Covid-19 divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde de Vista Alegre mostram o aumento diário no número de casos da doença desde 12 de janeiro, poucos dias após as festas de fim de ano. De zerados durante três semanas entre o fim de 2021 e o começo de 2022, os dados desta sexta-feira, 21 de janeiro, apontam que 90 pessoas estão isoladas e 38 têm a doença ativa no município.

A alta no índice de infectados causa a escassez de testes usados para detectar a presença do vírus no organismo. De acordo com a secretária da Saúde, Carla Dall’Asta, o produto se encontra em falta no mercado e a partir da próxima semana, o serviço possivelmente ficará indisponível na Unidade Básica de Saúde Sadi Ottobelli. “Temos 20 pessoas que estão em isolamento com horário marcado na segunda-feira para fazer os testes. Depois disso, provavelmente não conseguiremos mais realizá-los pela falta do produto, não temos mais aonde comprar. Pedimos mais do que nunca que as pessoas colaborem e sigam as medidas preventivas”, ressaltou a secretária.

O Ministério da Saúde orienta a população a usar máscara, manter o distanciamento social, higienizar as mãos com frequência e adotar a etiqueta respiratória, cobrindo o nariz e a boca com o braço ao tossir ou espirrar. Estão entre os sinais de contaminação, febre, tosse, coriza, calafrios, fadiga, diarreia, dores abdominais, de garganta e de cabeça. Ao surgirem os sintomas, é importante se isolar até conseguir atendimento profissional – que pode ser feito primeiramente via teleatendimento pelo número (55) 99614-5619 – e buscar socorro médico em caso de piora.

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]