Ao todo, 12 cidades receberam estudantes para a aplicação das provas. Os candidatos inscritos no Vestibular fizeram os exames em Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, todas localizadas no Rio Grande do Sul, além de Florianópolis (SC) e Curitiba (PR). Já os inscritos no PSS fizeram as provas em Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Pelotas e Uruguaiana, além de Curitiba e Florianópolis. Em Santa Maria, as provas do PSS ocorrem também na Universidade Franciscana (UFN), no centro da cidade.
O reitor da UFSM, Luciano Schuch, avaliou o primeiro dia de provas como um processo que qualifica o ingresso na universidade e que a realização das provas também causa grande movimento na cidade e em outros locais que as provas acontecem. Além dessa forma de ingresso na instituição, o reitor destacou que a UFSM também possui outras 16 formas de ingresso.
Tema da prova
O primeiro dia de prova do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado (PSS) teve como tema a saúde, em aspectos como saúde pública, saúde mental, cuidados para o bem viver e bem-estar, conforme explicou o pró-reitor de Graduação, professor Jerônimo Siqueira Tybusch, em coletiva de imprensa na tarde deste sábado (11).
Abstenções no primeiro dia
No vestibular, o índice de abstenção foi de 25%, enquanto que no PSS chegou a 8,3% neste primeiro dia.
Trânsito no campus sede
Instituições parceiras para o funcionamento do trânsito, a Polícia Rodoviária Federal, a Brigada Militar, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e o Sistema Integrado Municipal informaram que não houve nenhuma ocorrência relevante. O horário de mais movimento das vias de acesso à UFSM ocorreu em torno das 11h às 13h, sem causar atrasos para os vestibulandos chegarem aos seus locais de prova. Por volta de 16 mil veículos circularam no campus de Santa Maria na manhã deste sábado.
Ocorrências com a saúde
Segundo o professor Gustavo Dotto, representante do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), foram registrados casos de estresse, mal-estar, desidratação e uma queda de bicicleta. Apesar disso, nenhum candidato foi impossibilitado de realizar a prova.