Vacinação contra o HPV está acontecendo nas escolas

A Secretaria Municipal de Saúde está visitando as escolas municipais e estaduais com o objetivo de realizar a vacinação contra HPV. Durante a última terça-feira, 23, a equipe da Secretaria foi até a Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiaraju. O grupo que está recebendo a vacina são meninas na faixa etária de 9 a 13 anos.

De acordo com a enfermeira responsável pela imunização e epidemiologia, Rafaela Albarello, a vacina é realizada em duas doses, já que para a menina ficar imunizada é necessário fazer as duas doses da vacina. A enfermeira também salienta que o câncer de colo uterino, no Brasil, é a segunda causa de morte por câncer entre as mulheres, por isso a vacinação é importante porque esta protege das formas mais graves de câncer do colo uterino.

 Rafaela também explica que apesar da vacina do HPV estar disponível em todas as unidades de Saúde e inclusa na rotina do calendário de vacinação, o município estabeleceu a iniciativa de ir até as escolas para atingir mais rapidamente o público. “Ir as escolas é uma iniciativa do município, estamos buscando as escolas para atingir nossa meta mais rápido e também porque o ambiente escolar é o vínculo que encontramos para alcançar o maior número de meninas, principalmente as faltantes”, fala Rafaela. Ainda durante esta semana as escolas EEEF Afonso Pena, EMEF Irmã Odila Lenhen e EMEF Maria Falcon vão receber a equipe da Secretaria.

A.I/FW

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]