UPA inicia atividades em Frederico Westphalen

A Unidade de Pronto Atendimento de Frederico Westphalen (UPA 24h) começa suas atividades nessa segunda-feira, dia 15. Motivo de muito debate e discussão nos últimos anos, a unidade já pode receber os primeiros pacientes. 

A equipe será composta por 57 funcionários , entre médicos e equipes de enfermagem. Com 1200 metros quadrados de área e 44 salas, a estrutura conta com  sete leitos na emergência, equipamento de raio-x e consultórios.

Segundo a administração , com a abertura da UPA casos de urgências e emergência devem ser encaminhados para este local, deixando o atendimento no HDP para pacientes com covid, o que contribui para desafogar o sistema de saúde local.

 

Estrutura

A UPA 24 HORAS conta com sala de recepção com espaço para 25 pacientes; sala de triagem;três consultórios médicos, sendo um deles para exames diferenciados; sala de Raio X com equipamento de última geração; sala de farmácia; salas de curativos, inalação, medicação, emergência, coletas de exames laboratoriais; leitos de observação pediátrica, leitos adultos – totalizando sete leitos –; quarto de isolamento;necrotério; dois postos de enfermagem;refeitório; copa para preparo de alimentação para pacientes; sala de estar e quartos para descanso dos funcionários;duas centrais de suprimentos; salas para armazenamento de resíduos, materiais de limpeza; além de locais para a administração, entre outras. A capacidade é de 150 atendimentos por dia.

O Posto Ayres seguirá sendo a unidade de saúde referência para atender
pacientes com sintomas de Covid-19.

Quando procurar a UPA 24 HORAS

Os atendimentos da Unidade são de urgência e emergência, um meio-termo entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Hospital Divina Providência (HDP), porém, com mais recursos do que um posto de saúde.

A UPA 24 HORAS vai desafogar os atendimentos de urgência e emergência do HDP, por isso a população deve buscar atendimento, primeiro, na Unidade. Nos casos de chamado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os profissionais farão uma triagem e decidirão se o paciente deverá ser encaminhado ao HDP ou à UPA 24 HORAS.

A rapidez com que o paciente é atendido depende da gravidade do risco, e não da ordem de chegada. O funcionamento é diário, 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

A unidade está preparada para atender os casos de urgência (situação que requer assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento) e emergência (quando há ameaça iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, havendo necessidade de tratamento médico imediato).

Profissionais
A UPA 24 HORAS conta com dez médicos, cinco enfermeiras, 17 técnicos de enfermagem, cinco profissionais de farmácia, sete recepcionistas, três pessoas que trabalham na higienização, duas na copa e um na administração.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]