Uma ação em prol da Segurança Pública

Por: Angelo Lorini, Rodrigo D’avila e Sabrina Ritter

Em 2017, a população de Frederico Westphalen percebeu que o aumento da violência também é “coisa de cidade pequena”. As ocorrências violentas, antes acompanhadas apenas pelos meios de comunicação dos grandes centros, passaram a ser vivenciadas no cotidiano dos frederiquenses.

Conforme dados da Secretaria da Segurança Pública, de janeiro a junho ocorreram 23 roubos no município, número que que supera o registrado durante todo o ano passado, que somou um total de 13 ocorrências. Para além dos dados, algumas características preocupam ainda mais os moradores da cidade. A maioria dos delitos foram executados à mão armada com intimidação das vítimas, algo que não era recorrente.

Mesmo quem se acostumou a enfrentar a criminalidade se assusta com esses elevados índices. A crescente nas ocorrências preocupa não só a comunidade em geral, mas também os órgãos de segurança do município.

 

Para que estes números não se elevem ainda mais, foi necessário agir, e a ação partiu do Ministério Público. Instaurada no dia 27 de outubro, a Comissão Pró-Segurança Pública foi uma iniciativa criada pela Promotoria de Justiça de Frederico Westphalen com o intuito de promover o desenvolvimento de ferramentas que contribuam para o aperfeiçoamento da segurança no município.

A preocupação com o bem estar dos habitantes da região de abrangência da comarca é uma das principais responsabilidades do Ministério Público. Imbuído deste compromisso, que a Comissão Pró-Segurança Pública foi criada. O 1º Promotor de Justiça da comarca de Frederico Westphalen,  João Pedro Togni, está a frente da iniciativa e, segundo ele, os últimos acontecimentos fogem da realidade das ocorrências anteriormente registradas, fato que foi decisivo para a instauração da comissão: 

Os trabalhos da comissão ultrapassam os limites da comarca, uma vez que o objetivo desta ação é envolver os demais órgãos de segurança e garantir a tranquilidade dos moradores da região:

O promotor Rogério Fava Santos também faz parte da Comissão, ele destaca que a atuação em parceria com os demais setores parte de um intuito preventivo, e que mudanças só ocorrerão com a integração dos mesmos: 

A comarca de Frederico Westphalen é responsável por demandas de diversos municípios da região, ou seja, a Comissão beneficia diretamente outros sete municípios: 

 

Um dos objetivos da Comissão é contribuir com o desenvolvimento de outros órgãos, como a Polícia Militar e Polícia Civil, que sofrem com uma realidade nada positiva. O Major da Polícia Militar, Alexandre Moreira, entende que a Comissão será benéfica para o auxílio  e melhor estruturação do efetivo:

A Polícia Civil também é uma instância necessária para a promoção da segurança, no entanto, várias situações impedem que o trabalho desempenhado seja o ideal. O Delegado da Polícia de Frederico Westphalen, Eduardo Ferronato Nardi, comenta que a comissão criada pelo Ministério Público auxilia para a busca de melhores condições das atividades:

Não é de hoje que a sociedade frederiquense se preocupa com os rumos da segurança na cidade. Há algum tempo, o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), debate medidas para que melhorias sejam executadas. O Presidente do Consepro, Paulo Donin de Lima, avalia como positiva a atitude da Promotoria de Justiça:

A Comissão Pró Segurança, assim como outras ações propostas pela promotoria de justiça, provam que um Ministério Público atuante cumpre com o seu papel de protetor da qualidade de vida da população, e a preocupação com a segurança da região mostra que o MP, por meio de seus promotores, está inserido no contexto social, e integrado com os anseios da comunidade. 

Acompanhe também a entrevista realizada com representantes da do 37º Batalhão de Polícia Militar, Major Alexandre Moreira, Capitã Nédia Giacomini e o Delegado da Polícia Civil, Eduardo Ferronato Nardi, falando sobre a realidade da segunraça pública em toda a região: 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]